Competitividade do palmito brasileiro em conserva no mercado internacional
Resumo
Resumo: O palmito em conserva é um produto da área florestal que participa da pauta de exportações brasileira, ainda que de maneira menos expressiva quando comparado a outros produtos. Ele possui ausência de banco de dados e análises que permitam avaliar e diagnosticar suas principais potencialidades e gargalos, portanto, reduzindo a possibilidade de aumentar sua comercialização. Assim, a tese utilizou das ferramentas de estatística descritiva com informações de quantidade, valor, proxy de preço, indicadores de competitividade/desempenho e matriz de competitividade para compreender a dinâmica do setor no período de 2000 a 2017, considerando os oito principais países exportadores e importadores no mercado internacional. O objetivo dos indicadores foi diagnosticar a presença ou ausência de competitividade dos países analisados no mercado internacional de palmito em conserva, além da elaboração de matrizes de competitividade com intervalo trienal para captar a dinâmica comercial para os países em análise. Os indicadores de competitividade/desempenho demonstraram ser eficazes ao revelar a presença ou ausência de competitividade, mas não eficientes para definir com precisão o nível competitividade pois, envolve uma análise mais detalhada do setor. Como o palmito em conserva é um produto que não participa da cesta básica de mercadorias de consumo no Brasil, indo além das vantagens comparativas, seria necessário avaliar quais fatores, além de preço e características edafoclimáticas, poderiam interferir na sua comercialização. Assim, com o intuito de obter informações que melhorassem o grau de compreensão do mercado de palmito no Brasil que levaram a tais resultados, foi contactado alguns empresários/representantes do setor por telefone questionando a existência de dificuldades do setor, bem como para exportar. Isso porque o país tem potencial para competir, mas apresenta pequena participação, o que levou a compreender que deve haver mais pesquisas na área, investimento em infraestrutura, órgão que represente o setor, melhor acesso a fomento e políticas específicas, além de considerar demais fatores que podem influenciar direta e indiretamente o comércio internacional do palmito em conserva. Abstract: Competitiveness of Brazilian canned hearts of palm on the international market. Canned heart of palm is a product of the forestry area that participates in the Brazilian export basket, although in a less expressive way when compared to other products. It does not have a database and analyzes that allow it to evaluate and diagnose its main potentials and bottlenecks, thus reducing the possibility of increasing its commercialization. Thus, the thesis used descriptive statistics tools with information on quantity, value, price proxy, competitiveness/performance indicators and competitiveness matrix to understand the dynamics of the sector in the period from 2000 to 2017, considering the eight main exporting countries and importers in the international market. The objective of the indicators was to diagnose the presence or absence of competitiveness of the countries analyzed in the international canned heart market, in addition to the elaboration of competitiveness matrices with a three-year interval to capture the commercial dynamics for the countries under analysis. Competitiveness/performance indicators proved to be effective in revealing the presence or absence of competitiveness, but not efficient in defining the level of competitiveness precisely because it involves a more detailed analysis of the sector. Since canned hearts of palm are a product that does not participate in the basic basket of consumer goods in Brazil, going beyond comparative advantages, it would be necessary to assess which factors, in addition to price and edaphoclimatic characteristics, could interfere with their commercialization. Thus, in order to obtain information that would improve the degree of understanding of the heart of palm market in Brazil that led to such results, some businessmen/representatives of the sector were contacted by telephone, questioning the existence of difficulties in the sector, as well as to export. This is because the country has the potential to compete, but has little participation, which led to the understanding that there must be more research in the area, investment in infrastructure, a body that represents the sector, better access to specific policies and promotion, in addition to considering other factors that can directly and indirectly influence the international trade in canned hearts of palm.
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- Teses [387]