Educação em saúde para ampliar o acompanhamento e tratamento de transtorno de ansiedade generalizada em uma Unidade Básica de Saúde no município de Porto Vitória - Paraná
Resumo
Resumo : O plano de Intervenção que trata do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. A OMS relata que a prevalência (o TAG) é de 3,6% no mundo, e no Brasil está presente em 9,3% da população (WHO, 2017, p.14). Abordar a TAG na atenção primária é um grande desafio para minimizar o sofrimento dos usuários. No território da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Porto Vitória, percebeu-se elevado número de usuários com o TAG subdiagnosticado e ainda usuários com uso abusivo de medicamentos sem a orientação de um profissional. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um projeto de intervenção, informar, esclarecer e melhorar o tratamento e acompanhamento de usuários de Porto Vitória com TAG. Foi realizada pesquisa-ação exploratória, e o projeto de intervenção com ações educativas, através da equipe multidisciplinar, com rodas de conversa, folhetos, orientações em consultas e salas de espera, junto aos usuários com transtorno da ansiedade generalizada subdiagnosticados, em uso abusivo de medicamentos sem a orientação de um profissional e sem controle periódico do tratamento terapêutico. O envolvimento da equipe multidisciplinar e da Unidade Básica de Saúde (UBS), foi extremamente efetivo nas ações de atendimento e orientação, rodas de conversa e salas de espera. As orientações eram dadas nos atendimentos individuais e encaminhados quando necessário para a psicóloga e em casos mais complexos, ao psiquiatra. Os objetivos foram alcançados, tendo mais de 30 usuários participado de forma regular das rodas de conversa. O trabalho de orientação segue com os demais usuários e a equipe faz reuniões periódicas para avaliar as ações executadas. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Transtornos de Ansiedade. Projeto de Intervenção. Educação em Saúde. UNA-SUS.
Collections
- Atenção Básica [354]