| dc.contributor.advisor | Camargo, Hertez Wendel de | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
| dc.creator | Christoffel, Luisa | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-01-04T19:20:17Z | |
| dc.date.available | 2024-01-04T19:20:17Z | |
| dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70532 | |
| dc.description | Orientador : Hertez Wendel de Camargo | pt_BR |
| dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências: p. 16-18 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: A onipresença dos espaços midiáticos impulsionou a pulsão escópica do homem de ver e ser visto. A prática de se colocar na mídia para sustentar o voyeurismo e o exibicionismo gera questionamentos de quem somos, visto que a nossa imagem está em toda parte (VIRILIO, 1998). Assim, a partir da articulação dos conceitos de voyeurismo midiático e subjetividades, o objetivo deste artigo é compreender como os modos de ser do indivíduo são produzidos por um novo dispositivo de controle. Por meio da análise fílmica proposta por Penafria (2009) e Casetti e Di Chio (1991), pretende-se visualizar na prática o efeito da mídia na formação de subjetividades a partir do filme O Show de Truman (1998). Como resultado, ao oferecer uma visão sobre a multiplicidade dos modos de ser configurados pela mídia, pode-se concluir que esta pesquisa é apenas um dos caminhos rumo a compreensão das consequências do voyeurismo midiático nos dias modernos | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.title | Quem somos nós? : Voyeurismo midiático e a formação de subjetividades a partir de "O show de Truman" | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |