| dc.contributor.advisor | Newton, Virgínia Lemos Leal, 1964- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
| dc.creator | Marrez, Matheus Chaves Nakad | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-02-01T10:29:08Z | |
| dc.date.available | 2024-02-01T10:29:08Z | |
| dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/67460 | |
| dc.description | Orientadora : Virgínia Lemos Leal Newton | pt_BR |
| dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Os jogos eletrônicos provaram ser um dos meios de comunicação mais significativos, uma indústria que cresce a cada ano e que já superou até mesmo o Cinema. O principal motivo para sua adesão em larga escala se dá pela principal particularidade que possui: a interatividade. Os games promovem uma interação direta por parte de seu público, auxiliando na captação da mensagem que o jogo quer passar. Não demorou muito para perceberem este potencial e, dessa maneira, se apropriarem dos jogos eletrônicos como ferramenta de marketing, dando origem ao advergame. O termo, sendo uma fusão de advertise e game, implica em uma estratégia de Marketing que utiliza os jogos como meio de comunicar uma ideia ou divulgar uma marca. Por mais que o advergame não seja recente, tendo seu início ainda na época do Atari no final da década de 1970, pode-se dizer que ainda é um campo a ser explorado e estudado dentro da área da comunicação. Somente nas gerações atuais de consoles que o advergame está conseguindo efetivar com êxito suas campanhas dentro dos games, utilizando-se dos principais elementos desta mídia para garantir a atenção do consumidor. Este trabalho tem como principal objetivo analisar o atual cenário publicitário, os games e advergames, estudar os processos para o êxito desta ferramenta de marketing e demonstrar sua relevância dentro do campo da comunicação. Por fim, será proposto algumas ideias para a criação de um advergame de acordo com as novas tendências publicitárias, usando uma marca e jogo fictícios para exemplificar a inclusão das propostas. | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.title | Sobre games e advergames e a criação do Advergame for time basketball | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |