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dc.contributor.advisorEspejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.creatorZanni Junior, Luiz Arthurpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T19:08:22Z
dc.date.available2024-09-06T19:08:22Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65176
dc.descriptionOrientador: Marcia Bortoloccipt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Contabilidade e Finançaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os sistemas de custeio tradicionais, ainda usados por muitas empresas para a tomada de decisão, esclarecem muito pouco sobre a real dinâmica de custos nos negócios e acabam induzindo a tomada de decisão com base em informações distorcidas e incompletas. O modelo ABC/M (Activity Based Cost Management), objeto da proposta desse estudo, foi desenvolvido como uma solução pratica para problemas associados aos sistemas tradicionais de custos gerenciais, os quais as empresas agora percebem que estão distorcidos e incompletos. Além de buscar soluções para o problema de alocações subjetivas e arbitrarias de custo fixos, o modelo ABC/M também prove informações adicionais para análises que possam resultar em pianos de ação de melhorias, estratégicas ou operacionais. O objetivo principal desse estudo e o de prover fundamentação teórica para o modelo ABC/M aplicado as atividades de vendas e distribuição, seus benefícios no processo de tomada de decisão e na melhora na eficiência dos processos operacionais, bem como exemplos de como empresas inovadoras se utilizaram das informações produzidas pelo novo sistema para maximizar seus resultados.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCusteio baseado em atividadespt_BR
dc.subjectVendaspt_BR
dc.subjectLucrospt_BR
dc.titleO modelo ABC/M (activity based cost management) como ferramenta no gerenciamento de despesas de vendas e distribuiçao e maximizador da lucratividade e performance da empresapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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