Entre frágeis e durões : efeitos das políticas de assistência estudantil nos modos de subjetivação dos estudantes da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: Este trabalho investiga os efeitos de sentido envolvidos nos processos que produzem identidades e modos de subjetivação possíveis a estudantes universitários de baixa renda participantes de programas que têm como finalidade ampliar suas condições de permanência na universidade. Esses programas são implementados pelas universidades federais brasileiras como ações da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), implantada a partir de dezembro de 2007, que visa proporcionar maiores condições de permanência a esses jovens. Este trabalho se debruça sobre uma das ações que implanta a PNAES – o Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção (PROBEM), em atividade na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que disponibiliza bolsas a estudantes com fragilidade econômica. As políticas públicas, enunciados que respondem a e que constituem contextos, sustentando e sustentados por posicionamentos em complexos semântico-axiológicos, ao mesmo tempo em que proporcionam elhores condições para esses estudantes, ao regulamentarem diversos âmbitos das suas vidas, produzem também tensões na formas de representarem suas identidades e nos modos de subjetivação do jovem niversitário brasileiro, desestabilizando formas historicamente construídas de representá-lo (e a partir da qual representam a si), presentes no imaginário social. Assim, optamos por tratar dessa temática, principalmente, a partir da fala dos próprios estudantes e não somente por documentos oficiais. Para tal, realizamos entrevistas individuais, com dez estudantes, e grupos focais, com outros seis (em dois grupos), com base na perspectiva dialógica. Os participantes eram estudantes de diferentes cursos de graduação da universidade, com idades entre 19 e 32 anos, bolsistas há mais de um ano. As entrevistas e grupos focais foram realizados em salas previamente preparadas, gravados em áudio e transcritos. A partir das transcrições buscamos identificar relações dialógicas traçadas entre as vozes sociais que falam ou que são silenciadas (n)os textos legais e (n)as falas dos estudantes, de modo a evidenciar os lugares enunciativos que estes ocupam ao enunciarem. Para os estudantes participantes da pesquisa, a bolsa que recebem ora é significada como direito dos alunos que não têm condições de se manterem na universidade, ora como benefício que, ou os deixa em situação de desigualdade para com os demais, ou exige a comprovação de mérito em forma de tividades a serem desempenhadas. Os sentidos em tensão em torno de conceitos como direito, benefícios, mérito, produtividade, igualdade/desigualdade, trabalho e educação, lançados ao debate, refletem diferentes processos de constituição de identidade e de modos de subjetivação que ora são assumidos pelos estudantes, ora recusados por eles. Essas mesmas tensões, ao mesmo tempo em que (re)produzem rocessos de subjetivação e de constituição de identidade, são (re)significados e (trans)formados pelos estudantes em seus cotidianos. Abstract: This work investigates the effects of meaning involved in the processes that produce identities and modes of subjectivation possible for low-income students participating in programs which aim to expand their conditions for remain at the university. These programs are implemented by the brazilian federal universities as actions of the Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES – National Policy for Student Assistance), started in December 2007, intended to provide better conditions to last for these youth. This paper focuses on one of the actions that deploys the PNAES – Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção (PROBEM – Economic Benefits Program for Maintenance), active at the Universidade Federal do Paraná (UFPR), which provides scholarships to students with economic weakness. Public policies, enunciations that respond to and forming contexts, and sustained by positioning on complex semantic-axiological, while providing better conditions for these students, that regulate various spheres of their lives, also produce tensions in the ways of representing their identities and modes of subjectivation of the young brazilian university students, historically constructed destabilizing ways of representing it (and from which to represent themselves) present in the social imaginary. We therefore chose to address this issue mainly from the speech of the students themselves and not only by official documents. Thereunto, we made individual interviews, with ten students, and focal groups, with six others (in two groups), based on dialogical perspective. The participants were students from different undergraduate courses at the university, aged between 19 and 32 years old, scholars for over a year. The interviews and the focal groups were conducted in previously prepared rooms, audio-recorded and transcribed. We seek to identify in the transcriptions the dialogical relations drawn between the social voices that speak or are silenced at texts and at the speeches of students so as to highlight the positioning that they occupy to enunciate. For students participating in the survey, the scholarship sometimes means a right of the students who cannot afford to remain at the university, sometimes a benefit, who leaves them in a situation of inequality with the others, or who requires proof of merit in the form of activities to be performed. The senses in tension around concepts such as law, benefits, merit, productivity, equality/inequality, work and education, throw to the debate, reflect different
processes of identity formation and modes of subjectivation that are sometimes assumed by students, and sometimes refused by them. These same tensions at the same time (re)produce subjectivation processes and the identity formation are (re)meaning and (trans)formed by students in their daily lives.
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