• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências (Litoral)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências (Litoral)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estudar deveria ser mais leve.

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    VANESSA DALLEGRAVE.pdf (676.4Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Dallegrave, Vanessa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho tem a finalidade de descrever as vivências dos Estágios realizados durante o Curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, turma de 2015. Os estágios foram realizados em dois colégios deste Município de Matinhos - PR, sendo Estágios I e II no Colégio Estadual Sertãozinho, e Estágios III e IV no Colégio Estadual Gabriel de Lara. Os dois primeiros Estágios, no Colégio Sertãozinho, foram estágios observatórios tanto em sala de aula como na gestão escolar do Colégio e documentos como Projeto Político Pedagógico - PPP e parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNS. Os Estágios III e IV foram além da observação, com intervenção nas salas de aula, colocando em prática os Planejamentos de aulas, onde tive a oportunidade de vivenciar a realidade dentro das salas de aula. Cada estágio teve sua devida importância, porém o quarto (último) foi onde tive um contato maior com os alunos e conheci de perto as dificuldades individuais de cada um para estarem freqüentando o Colégio, bem como a dificuldade da professora para manter os alunos ativos e poder dialogar sobre os diferentes temas de forma que atraísse a atenção dos mesmos, fazendo com que não desistissem de estudar. Neste período também me surpreendi com casos burocráticos, os quais julgo completamente desnecessários entre a escola, professores e alunos, que acabaram impedindo muitos avanços e oportunidades para todos. A partir desta observação, que se centra na gestão escolar, eu como estagiária e mãe de aluna do 7.º ano naquela ocasião, tomei a decisão de acompanhar de perto a Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF, do Colégio Estadual Gabriel de Lara. Em outubro de 2016, juntamente com outras mães, professores e alguns funcionários criamos uma nova Chapa para concorrer na Eleição da APMF, que assumiria em janeiro de 2017, ano seguinte. Denominamos então como: RENOVA GABRIEL, e vencemos com aproximadamente 80% dos votos. Neste mesmo ano de 2016, antes da posse, já demos inicio as atividades e projetos, colocando em prática as idéias, arrecadando verbas para a manutenção e demais necessidades do colégio. Foram promovidas rifas, festas, bingo, divulgação de trabalho voluntário, criadas equipes de pais dispostos a ajudar na manutenção, na parte elétrica, pintura e gincanas. Também demos andamento na parte documental, para criação de CNPJ e demais documentos exigidos. Nosso foco principal inicial, era instalar nas salas de aula um armário para que os alunos não precisassem carregar diariamente em suas mochilas escolares todo o peso do material que a escola exige, tendo em vista que existem Leis que protegem os alunos, advertindo que o peso em mochilas escolares não pode ser superior a 10% do peso do aluno, e obriga que todas as Escolas tenham armário nas salas de aula, conforme Lei Federal n.º 2.419 de 23 de Maio de 1.996. Mas, infelizmente, com o passar dos meses, com muito trabalho e força de vontade de todos os integrantes envolvidos na APMF, fomos perdendo forças pelo fato de tanta dedicação sem resultado
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/62374
    Collections
    • Ciências (Litoral) [20]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV