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dc.contributor.advisorAkel Sobrinho, Zaki, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarialpt_BR
dc.creatorLemes, Sandro Valdecir Derettipt_BR
dc.date.accessioned2024-06-19T14:43:07Z
dc.date.available2024-06-19T14:43:07Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61517
dc.descriptionOrientador: Zaki Akel Sobrinhopt_BR
dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarial, e Instituto Superior de Administração e Tecnologia.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A economia globalizada determinou alterações profundas no processo estratégico das empresas, propiciando oportunidades e ameaças em todos os segmentos e exigindo produtos e serviços competitivos. Assim, diante deste cenário extremamente desafiador, a função marketing dentro das empresas assume maior importância no desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis e na redução das incertezas. Muitos autores consideram que a orientação para o mercado seja a essência da filosofia empresarial que leva ao sucesso nesta luta pelos mercados porque investiga desejos e necessidades do consumidor. Este trabalho analisa dois casos no varejo de materiais de construção da cidade de Curitiba, através da aplicação da escala MARKOR, uma das mais aplicadas para mensurar a orientação para o mercado, já revisada para a realidade do varejo brasileiro. Após a análise dos casos, usando as três dimensões da escala (geração e disseminação da inteligência de marketing e responsividade à inteligência de marketing), determinou-se os principais atributos observados em relação a orientação para o mercado, bem como os impactos decorrentes na performance das empresas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComercio varejista - Materiais de construçãopt_BR
dc.subjectMercado - Materiais de construçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleOrientação para o mercado : um estudo comparativo no varejo de materiais de construção de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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