Segurança do paciente em Unidade de Pronto Atendimento de Curitiba
Resumo
Resumo : A qualidade da assistência está atrelada a segurança do paciente e inclui ações básicas, as quais são estabelecidas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) a todos os serviços de saúde do país. Unidades de pronto atendimento (UPA) caracterizam-se por alta demanda que somada à sobrecarga de trabalho e recursos humanos insuficientes comprometem a segurança. Esta pesquisa teve por objetivo implantar protocolo de identificação do paciente em uma Unidade de Pronto atendimento do Município de Curitiba-PR e adaptar protocolo de identificação do paciente proposto pelo Ministério da Saúde, realizar educação permanente para colaboradores sobre o protocolo e orientar o paciente e acompanhante sobre importância do uso da identificação. O diagnostico da situação problema, realizado com o método de observação é a falta de identificação correta do paciente e o não entendimento da importância por parte da equipe da instituição e familiares. O trabalho propôs reunir os enfermeiros responsáveis por cada equipe e discutir sobre o tema e plano de ação, proposto treinamento por estes enfermeiros as equipes de auxiliares e técnicos de enfermagem e após orientação aos pacientes e familiares.
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- Gestão em saúde [218]