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    O Programa Paraná Fala Inglês : uma autoetnografia sobre concepção de língua e uso de material didático em sala de aula

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    R - D - GABRIEL JEAN SANCHES.pdf (4.780Mb)
    Date
    2019
    Author
    Sanches, Gabriel Jean
    Metadata
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    Abstract
    Resumo: O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi investigar a concepção de língua presente no material didático adotado pelo programa "O Paraná fala Inglês" (PFI) por meio das atividades desenvolvidas na 2º fase do programa na UNESPAR, bem como apresentar como se desenvolveram algumas tentativas de propor atividades abordando a perspectiva de língua como discurso a partir deste material. O interesse em fazer esta pesquisa surgiu ao pensar em uma proposta que apresente alternativas para uma prática contextualizada do ensino de línguas e que possa oferecer aos estudantes um ensino para além daquilo que já é esperado nas aulas de Inglês, ou seja, pensar em estratégias que permitam realizar atividades que não tenham como única finalidade um trabalho a partir de tópicos gramaticais. Para tal investigação apresento alguns autores que tratam de concepção de língua, tais como: Jordão (2013); Martinez (2007); Menezes de Souza (2010); Janks (2015) e Street (2015). A justificativa para a realização da pesquisa aqui apresentada se dá pelo meu interesse em apresentar as minhas práticas de ensino e analisálas no PFI, espaço em que estou inserido como professor de língua inglesa e, também, pela importância do programa para o contexto de internacionalização da universidade. Além disso, por haver poucos estudos sobre concepção de língua voltados para o programa PFI até agora. A pesquisa é qualitativa, autoetnográfica e de cunho interpretativista que tem como objetivos específicos: a) analisar a concepção de língua do livro didático adotado por meio de recortes e trechos do diário do professor; b) analisar recortes do diário autoreflexivo na tentativa de identificar minha concepção de língua enquanto professor e; c) apresentar como se deu o trabalho a partir da concepção de língua como discurso nas aulas do PFI com o uso do material didático adotado. Palavras-chave: Paraná Fala Inglês; Língua como discurso; internacionalização; Línguas Estrangeiras; concepção de língua.
     
    Abstract: The objective of the research presented here was to investigate the language conception present in the didactic material adopted by the "Paraná Speak English" (PFI) program through the activities developed in the second phase of the program at UNESPAR as well as to present how some attempts to propose activities addressing the perspective of language as discourse from this material. The interest in doing this research arose from thinking about a proposal that presents alternatives to a contextualized practice of language teaching. This approach can offer students a teaching beyond what is already expected in English classes, that is, think of strategies that carry out activities that do not have as their sole purpose a work based on grammatical topics. For this research, I present some authors that deal with language conception, such as: Jordão (2013); Martinez (2007); Menezes de Souza (2010); Janks (2015) and Street (2015). The justification for conducting the research presented here is due to my interest in presenting my teaching practices and analyzing them in the PFI, where I work as an English teacher, and because of the importance of the program to the context of University internationalization. In addition, there are few studies on language conception for the PFI program so far. The research is qualitative, autoethnographic and interpretative. The specific objectives: a) to analyze the language conception of the didactic book adopted by means of description and excerpts from the teacher's diary. b) to analyze cuts of the self-reflexive diary in an attempt to identify my language conception as a teacher and c) present how the work was done from the language as discourse in the PFI classes with the use of the didactic material adopted.?? Keywords: Paraná Speaks English; Language as discourse; internationalization; Foreign languages; language conception.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59824
    Collections
    • Dissertações [415]

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