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dc.contributor.advisorSilva, Luciano, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Jesher Helielpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-03T16:15:24Z
dc.date.available2019-05-03T16:15:24Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59776
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luciano Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 02/10/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.32-34pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciência da Computaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: As expressões faciais desempenham um papel essencial na relação entre seres humanos, desde os primeiros meses de vida já são utilizadas como indicadores para a comunicação com seus familiares. A compreensão de expressões faciais por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos grandes desafios na área da saúde, pois esse grupo específico de pessoas tem grande dificuldade no reconhecimento e reprodução de expressões faciais. Pesquisas em computação visual, que abrangem técnicas de processamento de imagens, computação gráfica e visão computacional fornecem ferramentas importantes para auxílio nos tratamentos que visam compreensão de expressões faciais por indivíduos com TEA. Esse trabalho apresenta um jogo computacional para animação faciais em personagens animados. O intuito da ferramenta é auxiliar no tratamento de crianças de 7 à 14 anos com TEA, principalmente no processo de aprendizado e produção de expressões faciais. Inicialmente a ferramenta foi projetada para o auxílio em quatro expressões faciais básicas: alegria, tristeza, medo e raiva, por ser expressões de mais fácil intendimento. O jogo interativo é voltado para crianças com TEA, onde ela aprendera a reproduzir expressões faciais de forma lúdica. Através desse jogo, na qual ela aprenderá alternativas para ampliar a capacidade de comunicação e interação de indivíduos portadores de TEA com outras pessoas aprimorando assim sua forma de viver. Palavras-chave: Autismo, Expressões Faciais, Computação Visual.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Facial expressions play an essential role in the relationship between humans since the first months of life are already used as indicators for communication with their families. The understanding of facial expressions by people with autism spectrum disorders (ASD) is one of the great challenges in healthcare, because this particular group of people has significant difficulty in recognizing and produce facial expressions. Research in visual computing, covering techniques of image processing, computer graphics, and computer vision are valuable tools that have proven effectiveness in aid to treatments that aim to the understanding of facial expressions by individuals with ASD. This work presents a prototype of a computational game for transferring facial expressions to animated avatars. The purpose of the tool is to assist the treatment of children with ASD aged between seven to fourteen years. Initially, the tool is designed to help with four basic facial expressions: joy, sadness, fear, and anger. The final tool will be an interactive game designed for children with ASD, where the child learns and playfully trains facial expressions. Through the tool, we intended to provide alternatives to expand the capacity of communication and interaction of individuals with ASD with others improving their way of life.pt_BR
dc.format.extent40 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.subjectProgramação visual (Computação)pt_BR
dc.subjectComputação graficapt_BR
dc.titleExpressão facial em personagens animados : auxiliando crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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