19º BPM e o relacionamento com a mídia
Abstract
Resumo: Como avanço das comunicações, que interligam cada vez mais os mercados e a sociedade, nenhuma comunidade, mesmo aquelas interioranas, como e o caso de Toledo-PR, deixam de sentir os reflexos do que acontece no mundo globalizado, cidade de aproximadamente cem mil habitantes, possui oito veiculos de comunição de massa atuando diariamente com programas policiais, divulgando e comentando as atividades do 19° BPM, isto indica a grande capacidade de influenciar nas atividades da Policia Militar e conceitos de segurança pública. Assuntos de incontestável interesse comum. Para enfrentar o aumento da criminalidade e insegurança ha necessidade e novos esforços da Policia Militar, valendo-se de aliados da sociedade, principalmente da mídia, que possui o poder de atuar com abrangência em curto espaço de tempo. Esta atuação naturalmente depende de rogramas claros e permanentes, o que somente se tornara possível se houver relacionamento entre as partes empenhadas. Pelos resultados dos questionários e entrevistas se percebe que a mídia da cidade de Toledo-PR, desenvolve grande cobertura, com enorme influência nos conceitos de segurança pública, assim como a Policia Militar desempenha imensa gama de atividades de prevenção, apesar das dificuldades estruturais, mas que as divulgac;ões são basicamente de assuntos de maior repercussao, que depende inclusive da coleta dos jornalistas e repórteres, ocorrências que via de regra chocam na sociedade, deixando de fazer um papel de suma importância, que e de informar, orientar a população. Os órgãos de midia por questões de concorrência e fatores culturais dão ênfase aos assuntos de repercussão, independente de ser negativo ou positivo socialmente. Estes fatores contribuem para o descredito em relação aos serviços da Policia. Militar. Portanto, torna-se evidente a necessidade de melhorar os servic;os policiais e o relacionamento com a mídia