Uma abordagem metodológica para representar objetos territoriais em um sistema cadastral 3D
Abstract
Resumo: O tema Cadastro 3D e Propriedade 3D tem sido pesquisado durante a última década em diversos lugares do mundo, porém no Brasil as pesquisas começaram recentemente. Essa pesquisa tem o objetivo de apresentar uma abordagem metodológica para representar unidades de propriedade 3D em sistemas de informações territoriais. Isso será atingido utilizando o software de proprietário ArcGIS. Com o intuito de se obter conhecimento cristalino sobre as propriedades 3D e o direito de propriedade, um estudo envolvendo suas definições foi realizado. São apresentados métodos de modelagem de sólidos. A priori foram selecionados três casos de estudo, porém somente um foi escolhido para a realização do experimento, com base em sua importância econômica, comercial, histórica e cultural. A metodologia utilizada baseou-se na interoperabilidade dos softwares ArcGIS e Trimble SketchUP considerando o formato de dados COLLADA. Este trabalho enfocou na estrutura Multipatch como sendo um método de para representar objetos 3D em sistemas de informações territoriais e sistemas de informações geográficas. A estrutura de representação geográfica Multipatch utiliza o método de modelagem de sólidos representação por borda (b-rep). Os resultados mostram que a estrutura Multipatch não é a solução para todos os problemas dentro dos sistemas de informações geográficas 3D, porém é solução para alguns dos problemas. Ainda é necessário a realização de mais pesquisas dentro do campo do sistemas de informações territoriais e dentro do campo de sistemas de informações geográficas 3D, para mais desenvolvimento das capacidades de análises espaciais. Abstract: The themes of 3D and 3D Property Register has been researched over the past decade in many parts of the world, but in Brazil the research began recently. This research aims to present a methodological approach for representing 3D property units in land information systems. This will be achieved using the ArcGIS software owner. In order to obtain clear overview of 3D property and the right to property, a literature study of their definitions was carried out. In principle we selected three case studies, but only for the experiment one was chosen based on its economic importance, commercial, historical and cultural. The methodology used was based on the interoperability of Trimble SketchUp and ArcGIS software considering the COLLADA data format. This work focused on multipatch structure as a method to represent 3D objects in land information systems and geographic information systems. The multipatch geographical representation structure uses the method of solid modeling representation b-rep. The result shows that MultiPatch is not an answer to all the problems within 3D GIS but a solution to some of the problems. It still requires a lot of research in the field land information system of 3D geographic information system, especially in development of spatial analysis capabilities.
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