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    Alimentação escolar como programa de apoio ao desenvolvimento infantil

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    R - E - SOLANGE TRIUNFO KEHL.pdf (464.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Kehl, Solange Triunfo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A escola, ao longo do tempo, apresentou o objetivo de homogeneizar sua clientela, esquecendo ou ignorando por vezes, as diferenças e o contexto, suas possibilidades, principalmente econômicas. A questão alimentar, por exemplo, exerce influencia direta na aprendizagem da criança, não somente no período em que está dentro do ambiente escolar, como no espaço externo à escola. O desenvolvimento da inteligência está relacionado a ingestão dos nutrientes necessários e crianças com menor poder aquisitivo nem sempre recebem uma alimentação adequada em seus primeiros anos de vida. A alimentação escolar é importante no sentido de garantir que a criança aprenda hábitos alimentares saudáveis e possa estar alimentada ao menos no período em que está na escola garantindo assim, que ela possa aprender como as demais. O presente trabalho buscou a luz da bibliografia produzida, compreender a relação da alimentação com a aprendizagem e através da consulta em dados oficiais compreender a história da alimentação escolar que originou o atual Programa de Alimentação Escolar e sua abrangência. A ampliação dos conhecimentos aconteceu através da observação da realidade local onde se buscou dados referentes ao município de Guaratuba, estado do Paraná no que tange à abrangência e importância da alimentação escolar com entrevista à nutricionista do município. Com a pesquisa de campo, com entrevistas com profissionais da área, constatou-se a importância da merenda e alimentação nos Centros de Educação Infantil onde as crianças passam o dia todo e recebem quatro refeições bem como na escola onde a merenda faz a diferença na vida da criança carente que não leva o seu lanche de casa e tem nela, sua fonte de energia.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53785
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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