dc.contributor.author | Oliveira, Sérgio Ricardo de | pt_BR |
dc.contributor.other | Araújo, Luize Bueno de, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T21:15:14Z | |
dc.date.available | 2021-12-03T21:15:14Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52014 | |
dc.description | Orientadora : Luize Bueno de Araujo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo abordou a necessidade da construção de identidade do transexual no ambiente escolar e sua condição no mesmo, bem como as diferentes visões e impactos de tal realidade. Assim, construir um campo de luta, como a escola originariamente o é, e conquistas a esses (as) alunos (as) e fazer com que aprendam as possibilidades e condições ofertadas de maneira igualitária a despeito de suas orientações e identidades sexuais, atendendo ao princípio de dignidade à pessoa humana. O campo de estudo foi uma escola da rede pública estadual de São Paulo, na capital paulista, visando compreender a dinâmica existente na unidade escolar, a qual se estende por toda a rede estadual, tendo como objetivo o estudo da relação de gêneros e diversidade sexual no ambiente escolar e suas implicações para a formação socioeducativa dos (as) alunos (as), na compreensão destes e dos (as) professores (as) e do papel a ser desempenhado nesta formação e no desenvolvimento de políticas educacionais dentro da unidade escolar, pautado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, na qual tais alunos (as) são tratados (as) com discriminação, por parte de docentes e da própria gestão, que não orientou nenhuma das partes envolvidas, bem como dos discentes, que em momento algum são preparados para recepção e convívio com as diferenças, mostrando um ambiente, em partes, agressivo e nocivo à convivência, conforme verificado nesta pesquisa. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (21 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Transexuais - Escola - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade e educação | pt_BR |
dc.title | Pescador de ilusões : a identidade de alunas transexuais no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |