| dc.contributor.author | Santos, Neusa Ribas | pt_BR |
| dc.contributor.other | Pinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-01-29T12:45:26Z | |
| dc.date.available | 2019-01-29T12:45:26Z | |
| dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51718 | |
| dc.description | Orientadora : Profª Magda Nanuk G. H. Ribas Pinto | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para professores do Ensino Fundamental e Médio, Coordenadoria de Integração de Política de Educação a Distância. | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Cenas de violência, agressão e falta de amor ao próximo tornaram-se comum no dia a dia do cidadão brasileiro onde casos de agressão nas mais diversas esferas da sociedade brasileira são escancaradas pelas mídias. Frente ao aumento do índice de violência entre crianças, jovens e adolescentes, buscouse, através da presente intervenção, reduzir os comportamentos agressivos entre estudantes, onde muitos acabam abandonando a escola e sofrem calados com medo de repressões. Através de observações, palestras, cine-fóruns e
oficinas buscou-se sensibilizar os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Homero Talevi Campos a se respeitarem mutuamente e respeitarem os seus professores, buscando assim reduzir o índice de violência entre os alunos das séries iniciais de forma que possam compreender que a escola é um local onde a educação e o respeito mútuo devem imperar sempre. Durante o período de aplicação do presente projeto de intervenção pode-se vivenciar e perceber quão violentas andam nossas crianças, jovens e adolescentes. Portanto, os objetivos propostos foram alcançados no decorrer do segundo semestre letivo de 2015, pois ao término da intervenção os alunos já conseguiam identificar neles mesmos atitudes e ações violentas contra seus colegas, podendo assim rever seus comportamentos no ambiente escolar e garantindo o bom andamento das atividades pedagógicas, docentes e discentes. | pt_BR |
| dc.format.extent | 32 f. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.subject | Escolas | pt_BR |
| dc.subject | Crianças | pt_BR |
| dc.subject | Violência | pt_BR |
| dc.title | Violência nas escolas : prevenção e redução dos índices de violência entre alunos do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |