dc.contributor.advisor | Tesser, Gelson João, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.author | Faccin, Jonas | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T13:48:44Z | |
dc.date.available | 2019-10-30T13:48:44Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50852 | |
dc.description | Orientador : Gelson João Tesser | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho de pesquisa monográfica tem como objetivo evidenciar o pensamento de Friedrich Nietzsche perante o tema da Formação (Bildung) como caminho ao homem na tarefa de "tornar-se aquilo que se é". Para tanto, destacam-se os ideais anunciados pelo filósofo em sua juventude, o que necessariamente remete-o à sua aproximação ao espírito da Antiga Grécia, na tentativa de uma reinterpretação da tragédia. Neste período também Nietzsche propõe uma crítica aos estabelecimentos de ensino alemães de sua época e, posteriormente, com Schopenhauer, mestre e exemplo dos homens por excelência, anuncia o próprio homem como primeiro responsável pela educação de si mesmo. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.title | A hipótese da formação (Bildung) como pressuposto para a educação de si mesmo em Nietzsche | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |