dc.description.abstract | Resumo: Neste artigo, analisamos o questionário respondido pelos educandos das séries do Ensino Médio, do Colégio Estadual Iraci Salete Strozak, escola base das itinerantes do Estado do Paraná, localizada no município de Rio Bonito do Iguaçu, no Assentamento Marcos Freire. Procuramos entender através das respostas, a concepção do trabalho no campo e em que medida este proporciona a compreensão dos processos de produção científica e tecnológica na transformação das sociedades, nas condições naturais de vida e na educação. Nesta análise percebemos as contradições apresentadas sobre a permanência no campo dos educandos após o término dos estudos. De acordo com as respostas do questionário, os entrevistados declaram que querem vir morar na cidade pela facilidade para encontrar trabalho com carteira assinada e/ou cursar uma faculdade, e assim ter uma qualidade melhor de vida. Outros gostariam de permanecer no campo, justamente por acharem que lá, a qualidade de vida é melhor. Um dos benefícios citados por eles foi o programa Projovem pois este, proporciona uma renda financeira para a família, utilizando as técnicas aprendidas neste curso. Este artigo busca contribuir para a reflexão sobre as formas de participação dos jovens no mundo do trabalho, cidade e campo, e como eles entendem os novos conceitos de trabalho, para a superação dos desafios que vão enfrentar, com relação a sua permanência ou não no campo com qualidade, com trabalho e com acesso as tecnologias e aos bens de consumo | pt_BR |