dc.description.abstract | Este texto trata de como a docência em artes se utiliza das mandalas, para inspirar fazeres e sentimentos que aproximem os estudantes de algo imaterial que caracteriza a vida como sentimento e emoção. Também é propósito deste texto apontar que o conhecimento está em todas as dimensões da vida, caracterizando-se pela objetividade das construções e pela subjetividade que caracteriza a sensibilização e mobilização de cada pessoa. Assim, a base teórica deste texto se refere, de forma tangencial, à fenomenologia de Goethe, a qual se sustenta no "Steigerung", que incorpora posturas de intensificação, sensibilização e ritmo, os quais se caracterizam como elementos fundantes do que se pode caracterizar constituintes da percepção humana, do que convencionalmente chamamos de natureza, bem como se referenda nos referenciais fundantes da Pedagogia da Pachamama(mãe Terra). O texto se fundamenta também nas vivências do autor como artista que, em suas obras, tem profundo sentimento e sentido de respeito inafiançável com a vida, e com a integridade da Pachamama. O texto relata uma horta mandala e uma mandala tridimensional de arame, cujos movimentos configuram a apresentação de uma história durante o Festival da Interações Culturais Humanística (FICH) do segundo semestre de 2015 | pt_BR |