dc.contributor.author | Modesto, Lucimeri Francisco | pt_BR |
dc.contributor.other | Nascimento, Luciana Monteiro do | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Licenciatura em Artes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-22T21:10:12Z | |
dc.date.available | 2017-11-22T21:10:12Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/50298 | |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Artes | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino de arte no ensino fundamental. O trabalho salienta como a escola e o professor podem contribuir para a construção do conhecimento do aluno e também nas suas práticas educativas. Através das pesquisas, pretendeu-se observar as mudanças no ensino da arte desde o século XIX e a influencia desta historia na educação. Além disto, enfocou-se a formação docente em artes e as questões curriculares. Através destes tópicos analisamos a situação da arte-educação no Brasil. Com base nos estudos, nota-se a importância das atividades de arte no currículo escolar, a evolução da arte educação na historia educacional no Brasil e a fundamental importância da formação docente na área de artes, que evolui cada dia pra a construção de currículos adequados à realidade dos alunos. O foco principal deste estudo é compreender como a disciplina de arte se organiza nos currículos do ensino fundamental e como ela afeta os sujeitos envolvidos | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Arte e educaçao - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Artes - Litoral do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Monografias - Curso de Licenciatura em Artes | pt_BR |
dc.title | Um percurso histórico sobre o ensino da arte educação no Brasil | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |