dc.contributor.advisor | Silva, Helena de Fátima Nunes, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Brenner, Luciana Rocha Loures | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T18:18:12Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T18:18:12Z | |
dc.date.issued | 2007 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/48258 | |
dc.description | Orientador: Helena de Fatima Nunes da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a Teoria de Criação e Capacitação do Conhecimento de Nonaka e Tacheuchi e a Metodologia da Investigação Apreciativa desenvolvida por David Cooperrider e Suresh Srivastva, conceituando os dois processos e identificando seus pontos convergentes. O trabalho de pesquisa bibliográfica resultou em um apanhado geral das Teorias da Administração, apresentado em sua evolução conceitual. A teoria proposta por Nonaka e Takeuchi, ao privilegiar a criação do conhecimento como fonte geradora de vantagem competitiva na empresa, confere novo significado ao conceito de Administração e abre novas alternativas estratégicas, capazes de transformar a cultura organizacional. A Metodologia da Investigação Apreciativa, em foco, sugere um novo caminho para o desenvolvimento e a aprendizagem organizacional, por meio da capacitação de equipes de trabalho orientadas para a construção do conhecimento com vistas à inovação. Teoria e Metodologia comungam princípios semelhantes, conforme demonstrado na análise, porém, ainda não se enquadram no perfil das múltiplas empresas, que se utilizam das formas mais clássicas de Administração. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Teoria da administração | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento organizacional | pt_BR |
dc.title | A metodologia da investigaçao apreciativa sob a perspectiva de criaçao do conhecimento na organizaçao : uma analise comparativa | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |