dc.contributor.author | Rolla, Marilise Dranka | pt_BR |
dc.contributor.other | Corrêa, Giselle Christina | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T15:03:39Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T15:03:39Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47258 | |
dc.description | Orientador (a): Giselle Christina Corrêa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Através deste trabalho de pesquisa, buscamos subsidiar uma reflexão sobre a urgência dos professores entenderem a normalidade no processo ensinoaprendizagem para que possam atuar com eficácia nos problemas a ele relacionados. Como também apontar a importância do diagnóstico precoce do aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem, estabelecendo o diferencial entre dificuldade de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem, em que observamos que há um número significativo de alunos nas Séries Finais da Educação Básica, fadados ao fracasso escolar visto não terem possibilidades didático-pedagógicas para que se alcance a aprendizagem mínima dos conteúdos básicos a que são submetidos no decorrer de sua vida escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual através de um levantamento de dados com aplicação de questionários aos professores das Séries Finais do Ensino Fundamental, aos alunos e aos pais. Os dados analisados foram representados através gráficos. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Dificuldade de aprendizagem no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |