dc.contributor.author | Santos, Marlene Ferreira dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T14:56:56Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T14:56:56Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47240 | |
dc.description | Orientadora: Professora Ma. Simony Rafaeli Quirino | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo tem como objetivo estudar e analisar questões referentes a gestão democrática e participativa na visão de professores de uma escola municipal na cidade de Ibaiti/Paraná. Para o alcance desse objetivo, inicialmente realizou-se uma revisão de bibliografia a fim de compreender como se dá o processo de gestão democrática e participativa dentro de uma instituição de ensino. Em seguida, foi realizada a pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários a quatorze professores atuantes nessa escola municipal. Utilizou-se de questionários com questões abertas e fechadas e foram criadas categorias para a análise dos dados. A categoria "A" trata-se da definição pessoal dos professores em relação à gestão democrática e participativa; a categoria "B" demonstra se a escola é ou não gerida de forma democrática e participativa; a categoria "C" fala sobre a participação dos professores nos colegiados escolares; a categoria "D" refere-se aos espaços reservados para reuniões e discussões coletivas e a categoria "E" demonstra como é realizada a construção do projeto político pedagógico da escola. Através destas, pode-se constatar que na opinião dos professores a gestão democrática e participativa é aquela onde todo o coletivo da escola reflete, discute e toma as decisões juntos. De acordo com a maioria das professoras a gestão da escola onde elas trabalham é gerida democraticamente, e que através das ações diárias é possível chegar a essa conclusão, porém, duas respondentes disseram que a escola é gerida parcialmente de forma democrática, uma vez que, alguns assuntos são levados ao conhecimento de todos, após as decisões serem tomadas pela gestora e sua equipe. Quanto a participação nos colegiados escolares, as professoras falaram que participam ativamente, porém, apenas seis delas são membros dos colegiados escolares. Segundo as respondentes, a escola possui espaços reservados para reflexões e discussões coletivas, de acordo com elas nessas reuniões são tratados assuntos administrativos e pedagógicos da instituição. E no que se refere a elaboração e reelaboração do PPP, elas falaram que há participação de quase todo
o coletivo escolar, com exceção dos alunos, embora eles também sejam sujeitos importantes nesse processo. Diante disso, é necessário que a escola reveja essa questão e dê ao aluno o direito de participar e opinar nas decisões escolares. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática e participativa na visão de professores de uma escola municipal de Ibaiti/Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |