Show simple item record

dc.contributor.advisorSalles, Liliane Schenfelderpt_BR
dc.contributor.authorRocha, Sandra Reginapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-03T11:56:40Z
dc.date.available2019-06-03T11:56:40Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47100
dc.descriptionOrientadora : Liliane Schenfelder Sallespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender as dificuldades que as professoras apresentam em propor atividades diferenciadas e diversificadas para atender aos diferentes níveis de aprendizagem em sala de aula e assim garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto foram utilizados nesta pesquisa para embasamento teórico autores como Vygotsky (1991-2000 e 2006), Jefferson Mainardes (2009), Telma Ferraz Leal (2005), Artur Gomes Morais (2005), entre outros. O estudo apresenta a importância do trabalho pedagógico planejado, identificando os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos e assim as professoras planejar e organizar boas situações didáticas para que todos os alunos avancem na aprendizagem. Para melhor compreender o objetivo desta pesquisa, a metodologia contou com a aplicação de um questionário com questões fechadas e abertas, respondido por professoras de nove turmas (duas da Educação Infantil, cinco do Ensino Fundamental, uma da Educação de Jovens e Adultos e uma da Classe Especial) e três professoras de apoio permanente. Os dados coletados proporcionaram a compreensão por meio de gráficos e tabelas das respostas, a complexidade do trabalho pedagógico realizado pelas professoras em sala de aula para garantir uma educação de qualidade para todos.pt_BR
dc.format.extent28 p. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantes - Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO desafio em garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record