dc.contributor.author | Milani, Natalia Ossoski | pt_BR |
dc.contributor.other | Gandin, Rosangela Valachinski, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T18:22:10Z | |
dc.date.available | 2021-12-06T18:22:10Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46586 | |
dc.description | Orientadora : Prof. Rosangela Valachinski Gandin | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo do trabalho consiste em buscar conhecimentos metodológicos para compreender como se constrói, executa e vivencia um Currículo Escolar que visa atender educandos oriundos do campo e da cidade, matriculados numa Instituição de Ensino Nucleada. A metodologia foi organizada em três etapas. A primeira correspondeu a avaliação diagnóstica, a segunda corresponde, respectivamente, a 22 horas aulas, organizadas em 08 encontros de atividades sobre o conteúdo "medidas agrárias", e a terceira etapa, diz respeito a avaliação somativa. Trinta estudantes da 3ª série do ensino médio participaram das atividades, que reúne 28 horas de trabalho. Como resultado foi obtido que a metodologia desenvolvida contribuiu com a aprendizagem e a formação dos estudantes, por isso, o conteúdo "medidas agrárias" passou a fazer parte do Plano de Trabalho Docente – PTD e se incorporou ao currículo da escola do campo nucleada, de forma a criar permanente diálogo entre o saber popular e o saber escolar | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The objective is to seek methodological knowledge to understand how to build , run and experiences a school curriculum that aims to meet students from the countryside and the city , enrolled in an educational institution seeded . The methodology was organized in three stages . The first corresponded to diagnostic evaluation , the second corresponds , respectively , to 22 hours classes , organized activities in 08 meetings over the content " agrarian measures " , and the third stage concerns the summative evaluation . Thirty students from the 3rd grade of high school participated in the activities , which includes 28 hours of work. The result was that this methodology contributed to the learning and teaching of students , so content " agrarian measures " became part of the Plan of Teaching Work - PTD and was incorporated into the school curriculum of the seeded field , so to establish permanent dialogue between popular knowledge and school knowledge | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ([17] p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural - Curriculo | pt_BR |
dc.title | É possível existir diálogo entre o saber do campo e o saber escola, por meio do currículo? | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |