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dc.contributor.advisorCamargo, Hertez Wendel dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Barbara Martins Monteiro dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-21T13:13:09Z
dc.date.available2022-06-21T13:13:09Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43441
dc.descriptionOrientador: Hertz Wendel de Camargopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo apresenta aportes teóricos e práticos sobre o Consumo enquanto produtor de cultura e a Totemização como fator de influência sobre o consumidor na decoração de um apartamento. No primeiro capítulo, foram descritas as teorias que permeiam a Antropologia e o seu papel na Publicidade, e explicada a relação subjetiva dos indivíduos com bens de consumo enquanto produtores de cultura. O segundo capítulo aborda a função do mito na modernidade e os rituais de consumo praticados tanto pela Publicidade (transferência de um significado para o produto) quanto pelos consumidores (incorporação de significados pessoais nos bens adquiridos), a que se segue uma exposição do sistema mágico-totêmico (totem e ritual) pelo qual um produto em série é transformado por um indivíduo em objeto único e personalizado. Concluída a exposição da pesquisa bibliográfica, o quarto e último capítulo analisa uma peça gráfica desenvolvida pela Agência Light Senses para a construtora Stm Empreendimentos, em que a marca do empreendimento e o seu material gráfico de divulgação foram desenvolvidos pelo critério da relação entre rituais de personalização e tendo por base a junção de resultados de pesquisa qualitativa com o conceito desenvolvido para o produto. Por fim, apresenta a teoria dos arquétipos junguianos e expõe sua aplicação nas figuras digitais dos apartamentos personalizados do empreendimento analisado, em que perfis arquetípicos foram objeto para a compreensão da composição das peças publicitárias, cujo resultado foi a confirmação da possibilidade de que, como forma de adequar a Publicidade ao cenário atual, é possível unir o estudo do Comportamento do Consumidor à criação tanto de marcas quanto de materiais gráficos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConsumo - Comportamento - Psicologiapt_BR
dc.subjectPublicidade - Consumopt_BR
dc.subjectTotemismopt_BR
dc.titleRituais de personalização e arquetipologia e planejamento publicitário : o empreendimento "Monde Galerie" em Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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