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dc.contributor.advisorBittencourt, Maurício Vaz Lobo, 1970-
dc.contributor.authorCustódio, Guilherme Zambalde Portela
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.date.accessioned2016-11-11T16:06:06Z
dc.date.available2016-11-11T16:06:06Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/43364
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Mauricio Vaz Lobo Bittencourt
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : Curitiba, 26/02/2016
dc.descriptionInclui referências : f. 81-85
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho compreende dois ensaios: um deles se dedica a avaliar os ganhos de bem-estar obtidos pelos agentes brasileiros durante a redução de tarifa para o setor automobilístico nos mandatos de Collor/Franco, e o outro avalia os efeitos sentidos pelas exportações brasileiras quando são mencionadas ou não em uma investigação antidumping. O primeiro é justificado com base em uma avaliação dos benefícios gerados em um breve período de atípico regime tarifário liberalizante, uma ocasião rara desde que o Brasil optou por industrializar-se via substituição de importações. O segundo ensaio se justifica por uma melhor avaliação acerca dos efeitos gerados pela utilização desse mecanismo de proteção comercial relativamente recente, e nesse caso específico, acerca dos efeitos gerados pelo uso do instrumento antidumping por terceiros contra os exportadores brasileiros no período de 1991 a 1994-07. O primeiro ensaio encontrou ganhos significativos para (consumidores + produtores) de 1991 a 1994/07, considerando uma queda nas tarifas a partir do valor em 1990 (em 2014 BRL 21,442 bilhões). No mais, também foi calculado os ganhos que poderiam ter sido gerados caso as tarifas tivesse caído para zero no mesmo período (em 2014 BRL 191,556 bilhões). No que concerne ao segundo ensaio, foi encontrado um efeito relevante sobre as exportações brasileiras quando o país é citado em uma petição, para ambos os casos em que o processo terminou com aplicação de direito definitivo e os casos terminados com aplicação de direito preliminar somente. Aquele gerou uma forte queda nos anos um e quarto após o início do processo, enquanto este gerou uma forte queda no ano um e uma forte recuperação no ano quatro. No mais, foi encontrada uma possível evidência de desvio de comércio na situação em que o Brasil não foi mencionado no processo, com as exportações brasileiras crescendo. Ainda, foi também encontrado que o setor "metais" foi o setor mais afetado em quantidade pelas investigações, e que esse também foi mais afetado pela redução das exportações brasileiras em comparação com outros setores. Palavras-chave: Análise de bem-estar. Indústria automobilística. Antidumping
dc.description.abstractAbstract: This work comprises two essays: one of them is dedicated to evaluating the welfare gains Brazilian agents obtained during the Collor/Franco reduction of tariffs for the automobile sector during their mandates, and the other one evaluates the effects Brazilian exports face when they are mentioned or not in an antidumping procedure. The former is justified on the grounds of evaluating the benefits arisen in a brief period of atypical liberalized trade regime, which has been a rare occasion since Brazil opted to industrialize via import substitution. The second one is justified by means of better assessing the effects of this relatively new trade policy, in this specific case, as to the effects of other parties’ use of the policy against Brazilian exporters in a period that spans from 1994 to 2015. The first essay found a significant gain for (consumers + producers) from 1991 to 1994/07, considering a fall in tariffs from 1990’s level of tariffs (in 2014 BRL 21.442 billion). In addition, it was calculated the gains that could have been generated if tariffs had fallen to zero in that very period(in 2014 BRL 191.556 billion). As for the second essay, it was found a relevant effect on Brazilian exports when the country is mentioned in a petition, both for the cases where the process ended with the application of definitive measures and the cases where there was the application of provisional measures. The former case generated a strong fall in years one and four after the beginning of the process, whereas the latter one generated a strong fall in year one and a strong recovery in year four. In addition, it was found a possible evidence of trade diversion in the situation where Brazil was not mentioned in the process, with Brazilian exports rising. Furthermore, it was also found that the "metals" sector was the most affected sector in the amount of cases initiated, and that its exports are more strongly affected by antidumping processes than other sectors. Keywords: Welfare analysis. Automobile industry. Antidumping.
dc.format.extent86 p. : il. algumas color.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectIndustria automobilistica - Impostos
dc.subjectDireitos anti-dumping
dc.subjectExportação - Brasil
dc.subjectBrasil - Politica comercial
dc.subject.ddc382.7
dc.titleEssays on international trade : tariff reductions and welfare gains in the automobile industry during collor/Franco mandates and the effects of antidumping policy on Brazilian exports
dc.typeDissertação


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