Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStroparo, Sandra Marapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Diamila Medeiros dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T12:47:07Z
dc.date.available2019-12-20T12:47:07Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/42821
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Sandra M. Stroparopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 24/02/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 139-144pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nossa pesquisa de mestrado trata da obra do poeta brasileiro contemporâneo Marcelo Ariel, nascido em Santos, em 1968. Para organizar o trabalho aqui apresentado, nos baseamos em três núcleos de aproximação da poética de Ariel: a barbárie; o silêncio e a citação, pontos que nós consideramos essenciais em sua obra e que são capazes de nos aproximar efetivamente do universo construído pelo poeta através de sua linguagem. Partiremos, inicialmente, de uma apresentação da obra do autor publicada até o presente momento, com o intuito de esboçar a maneira como ela vem se organizando. Embora o trabalho seja um "comentário" geral sobre todos os livros do autor, daremos principal destaque ao Tratado dos Anjos Afogados (2008) por considerarmos essa a obra mais potente de Ariel, onde se reúnem de forma mais concentrada aquilo que entendemos como componente importante de sua poética até o momento. O núcleo do trabalho comentará detidamente esses temas apontados aqui, partindo de uma apresentação sobre o poeta, seu contexto de produção, sua obra e uma breve revisão da crítica construída até agora sobre ela. Outro aspecto relevante em nossa abordagem diz respeito ao hibridismo como elemento central em Ariel, algo que também se reflete em nosso corpus teórico que abrange autores de diferentes vertentes teóricas, pois consideramos que o trabalho com sua obra só pode ser devidamente apreciado desta maneira. Essa base teórica e crítica se baseia, sobretudo, em Jacques Lacan, Nicolas Bourriaud e George Steiner.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Our master's research studies the contemporary Brazilian poet Marcelo Ariel, born in Santos in 1968. To organize the work presented here, we rely on three cores of "approaches" of Ariel's poetic: the barbarism; the silence and the citation. We consider all of them essential in his work and they are also able to approach us effectively from the universe built by the poet through his language. We begin, initially, presenting the author's publications until the present moment, in order to sketch the way these publications have been organized. Although this study is a general "comment" about all author's books, we give major emphasis to Tratado dos Anjos Afogados (2008), because in our opinion this is the most powerful work of Ariel, which gathers the most concentrated form of what we understand as an important component of his poetic until this moment. The core of this study will comment on these highlighted topics, starting from a presentation of the poet, the context of his work, his publications and a brief review of the literary criticisms about them so far. Another important aspect in our approach concerns the hybridity as a central element in Ariel, that is also reflected in our theoretical corpus which includes authors from different theoretical perspectives, since we believe this study of Ariel's work can only be fully appreciated in this way. This theoretical and critical base is mainly based on Jacques Lacan, Nicolas Bourriaud and George Steiner.pt_BR
dc.format.extent144 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectAriel, Marcelo, 1968-pt_BR
dc.subjectPoesia brasileira - Séc. XX - História e críticapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Aspectos culturaispt_BR
dc.titleBrutalidade, pós-produção, névoa : um comentário sobre a poesia de Marcelo Arielpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples