Show simple item record

dc.contributor.advisorOliveira, Sidney Nilton de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Eliane Zanoni dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T16:02:25Z
dc.date.available2020-02-12T16:02:25Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/41387
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sidney Nilton de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 90-97pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa teve por objetivo discutir o bullying escolar em relação ao contexto neoliberal atual. Embora, acredita-se que seria uma modalidade de violência mais antiga do que se possa imaginar, o fato, é que se notamos algumas peculiaridades atuais que abrange questões sociais, familiares e individuais. A partir de uma pesquisa bibliográfica e com perspectiva psicanalítica, primeiramente, analisamos nas obras freudianas contribuições sobre a violência, para depois discutir sobre a violência contemporânea com base em uma cultura do narcisismo que impossibilitaria a aceitação da diferença. Com esse norte, que questionamos a relação da violência contemporânea com o bullying escolar, assim como a discussão das suas possíveis associações com os relacionamentos atuais, especificamente, familiares que possibilitaria o desencadeamento dessa violência. Por fim, pensamos na Educação em Direitos Humanos como uma alternativa para o enfrentamento dessa prática de violência nas escolas, pois se o bullying se inscreve como um sintoma contemporâneo, acreditamos que para combatê-lo, a questão volta-se em uma educação com perspectiva de trabalhar uma reflexão crítica da ordem vigente. Palavras-chaves: Violência. Psicanálise. Neoliberalismo. Cultura do Narcisismo. Bullying. Educação para os Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to discuss the school bullying from the current neoliberal context. Although it is believed that it would be a form of violence older than imaginable, the fact is that we note some current peculiarities covering social, family and individual issues. From a literature search and psychoanalytic perspective, first, we analyze the works Freudian contributions on violence, then discuss contemporary violence based on a culture of narcissism that prevents the acceptance of difference. With this north, we question the relationship of contemporary violence with school bullying, as well as discussion of their possible relationships with current relationships specifically family would allow the unleashing such violence Finally, think of the Human Rights Education as an alternative to confront this practice of violence in schools, because if the bullying is inscribed as a contemporary symptom, we believe that to combat it, the issue turns on an education with prospect of working a critical reflection of the current order. Keywords: Violence. Psychoanalysis. Neoliberalism. Culture of Narcissism. Bullying. Human Rights Education.pt_BR
dc.format.extent97 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectViolencia escolar - Prevençãopt_BR
dc.subjectBullying nas escolaspt_BR
dc.subjectDireitos humanos - Educaçãopt_BR
dc.titleContribuições da psicanálise e da educação em direitos humanos para o enfrentamento do bullying escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record