Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFarias, Luiz Rogério, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.creatorMedeiros, Flávio dept_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T19:35:01Z
dc.date.available2025-02-06T19:35:01Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39940
dc.descriptionOrientador : Luiz Rogério Fariaspt_BR
dc.descriptionProjeto de Pesquisa (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O preço é um elemento importante para a organização, pois representa a forma como ela se posiciona frente a seu público-alvo, o fluxo de recursos que entrará em seu caixa e ainda permite ter uma dimensão que como estão seus custos. Frente a um mercado cada vez mais concorrido, exigente e competitivo, o preço também pode assumir papel de diferencial competitivo. Buscando ampliar os conhecimentos relacionados a custos, preços e sua formação, desenvolveu-se esta pesquisa, cujo percurso metodológico foi a pesquisa bibliográfica. O objetivo geral do trabalho foi esclarecer a importância do custo na formação do preço. Os objetivos específicos foram: a) Discorrer sobre os principais aspectos relacionados a custos; b) Apontar os métodos de custeio mais relevantes; c) Descrever a formação de preços; d) Identificar de que forma o custo impacta na formação de preço. Concluiu-se que independentemente da metodologia utilizada para a formação do preço, os custos são elementos essenciais para a sua formação, já que representa o nível mínimo que a organização deverá cobrar para manter-se sustentável. Se a empresa cobrar um preço inferior a seus custos, terá prejuízos e dificilmente conseguirá se sustentar ao longo dos anos. Atualmente outros aspectos foram incorporados a essa análise, especialmente, a percepção de valor do cliente sobre o produto, que determina qual é o valor máximo a ser cobrado. Sendo assim, essa quantia limita quais podem ser os custos organizacionais para que sua continuidade não seja comprometida.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPreços - Determinaçãopt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.titleA importância do custo na formação do preçopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples