dc.contributor.author | Suchecki, Madalena | pt_BR |
dc.contributor.other | Alencastro, Lucia Helena, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-06T14:28:44Z | |
dc.date.available | 2021-12-06T14:28:44Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38658 | |
dc.description | Orientadora : Lucia Helena Alencastro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho, objetiva analisar o contexto em que está inserido o Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra, observando desafios e avanços da Educação do Campo, através de sua implantação no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel. A pesquisa se dá através do relato de vivencia como coordenadora da Educação do Campo, alimentada pela Formação Continuada dos educadores envolvidos com o Programa. Busca situar o espaço rural e a educação do campo na região de Cascavel, bem como dimensionar aspectos decorrentes da implantação do Programa. A pesquisa revela uma invisibilidade da ruralidade nas escolas do campo e o desafio de fomentar o debate em torno da educação do campo a partir do ProJovem Campo – Saberes da terra, que traz um novo olhar, onde a escola passa a ser vista como espaço de vida vinculada a realidade do campo, em razão dos princípios políticos-pedagógicos da Educação do Campo, presentes nas diretrizes do ProJovem Campo – Saberes da Terra | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo ([15] p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Desafios e avanços da educação do campo na região de Cascavel a partir do Projovem Campo – Saberes da Terra | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |