dc.contributor.author | Paulin, Rafael Eduardo | pt_BR |
dc.contributor.other | Battaiola, André Luiz, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-29T18:21:46Z | |
dc.date.available | 2020-04-29T18:21:46Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/35646 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiola | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 27/02/2014 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração : Design gráfico e de produto | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A indústria de desenvolvimento de jogos está cada vez mais ciente da importância que o jogador tem no processo de desenvolvimento desse tipo de produto, considerando cada vez mais a opinião e as preferências do usuário nas fases de projeto. Considerando esse cenário, entende-se que é de suma importância conhecer o publico e suas preferências, saber o que satisfaz os jogadores, e principalmente, entender os meios e possibilidades para provocar tal satisfação. A presente pesquisa tem como objetivo estudar os perfis dos jogadores, vinculando- os a uma base psicológica e emocional, para por fim entender como os desenvolvedores podem aproveitar os recursos disponíveis nos jogos (componentes) para projetar experiências mais adequadas a cada tipo de perfil. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This Dissertation, firstly, develops the BrainHex player profiles into a more robust set, enriched by the psychological characteristics of the MBTI system. The characteristics of each one of the seven profiles was directly compared and contrasted with the characteristics of each one of the sixteen personality types. Those that have more in common were grouped together, resulting in what has been called "expanded profiles". Secondly, the most relevant emotions in games are related to the expanded profiles, evidencing which one have more influence over each one of the seven expanded profiles. Finally, the main game components were related and added to the profiles, to indicate which ones could be used to generate belter results in manipulating the most relevant emotions to each player profile. The result is a complex tool that can be used by developers to get acquainted with their customers, and also to design better user experience for players and, consequently, more appealing games. | pt_BR |
dc.format.extent | 83f. : il. algumas color., grafs., tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletronicos - Jogadores | pt_BR |
dc.subject | Jogos por computador | pt_BR |
dc.subject | Jogadores - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.title | Mapeamento das relações entre perfis de jogadores, tipos psicológicos, emoções e componentes de jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |