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dc.contributor.authorPaulin, Rafael Eduardopt_BR
dc.contributor.otherBattaiola, André Luiz, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T18:21:46Z
dc.date.available2020-04-29T18:21:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35646
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Luiz Battaiolapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 27/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Design gráfico e de produtopt_BR
dc.description.abstractResumo: A indústria de desenvolvimento de jogos está cada vez mais ciente da importância que o jogador tem no processo de desenvolvimento desse tipo de produto, considerando cada vez mais a opinião e as preferências do usuário nas fases de projeto. Considerando esse cenário, entende-se que é de suma importância conhecer o publico e suas preferências, saber o que satisfaz os jogadores, e principalmente, entender os meios e possibilidades para provocar tal satisfação. A presente pesquisa tem como objetivo estudar os perfis dos jogadores, vinculando- os a uma base psicológica e emocional, para por fim entender como os desenvolvedores podem aproveitar os recursos disponíveis nos jogos (componentes) para projetar experiências mais adequadas a cada tipo de perfil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This Dissertation, firstly, develops the BrainHex player profiles into a more robust set, enriched by the psychological characteristics of the MBTI system. The characteristics of each one of the seven profiles was directly compared and contrasted with the characteristics of each one of the sixteen personality types. Those that have more in common were grouped together, resulting in what has been called "expanded profiles". Secondly, the most relevant emotions in games are related to the expanded profiles, evidencing which one have more influence over each one of the seven expanded profiles. Finally, the main game components were related and added to the profiles, to indicate which ones could be used to generate belter results in manipulating the most relevant emotions to each player profile. The result is a complex tool that can be used by developers to get acquainted with their customers, and also to design better user experience for players and, consequently, more appealing games.pt_BR
dc.format.extent83f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectJogos eletronicos - Jogadorespt_BR
dc.subjectJogos por computadorpt_BR
dc.subjectJogadores - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleMapeamento das relações entre perfis de jogadores, tipos psicológicos, emoções e componentes de jogos eletrônicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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