• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma vez normalista, sempre normalista : a presença do método de ensino intuitivo ou ligações de coisas na construção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense - 1911-1935)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Tese Gladys Mary Teive Auras.pdf (11.33Mb)
    Data
    2005
    Autor
    Auras, Gladys Mary Teive
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: RESUMO Este estudo se propõe a investigar um conjunto de idéias constitutivas do método de ensino intuitivo ou lições de coisas, que se tornou referência para o sistema educacional público de Santa Catarina entre os anos de 1911 e 1935. A presença destas idéias na documentação educacional do período, bem como a sua permanência como determinada forma de pensar de professoras, numa perspectiva de longa duração, permitiu a construção do conceito de habitus pedagógico. Assim, o conceito de habitus foi tomado não só como produto da interiorização e exteriorização das estruturas objetivas de uma determinada prática, entendida como a síntese do modo com que o/a professor/a assume a forma pela qual produz sentidos e formas de inteligibilidade acerca do ensino escolarizado, mas também e sobretudo foi considerado neste estudo como a expressão das questões que orientaram e organizaram a política educacional no período em que determinadas professoras cursaram a escola normal e exerceram o magistério. Foram privilegiados, além dos depoimentos de ex-normalistas, as fontes documentais referentes ao sistema de ensino catarinense do início do século XX, notadamente aquelas relacionadas à reforma curricular empreendida na Escola Normal Catarinense em 1911 pelo professor paulista Orestes Guimarães, contratado pelo governo do Estado de Santa Catarina para modernizar a instrução pública, adequando-a ao projeto modernizador brasileiro. Inspirada no modelo paulista, na época considerado vanguarda no campo educacional, a reforma orestiana regida sob os princípios do método de ensino intuitivo ou lições de coisas , prometia instaurar uma nova cultura escolar na escola formadora de mestres/as, a qual deveria contribuir para modificar a prática do/a professor/a e da escola primária catarinense, para torná-la adequada a um novo sistema de pensamento sintonizado com os interesses republicanos de formar o cidadão patriota, higienizado, prático, útil à pátria. Formadas e posteriormente exercendo o magistério sob a égide desse método, as professoras entrevistadas revelaram em seus depoimentos problemas escolares comuns e maneiras comuns de abordá-los, uma forma de pensar e de agir na situação de ensino escolarizado, cujos princípios unificadores e geradores - estruturas estruturadas/estruturantes - constituem sinais inequívocos do novo sistema de pensamento que a citada reforma buscou engendrar e cuja base foi o método de ensino intuitivo ou lições de coisas. As memórias de suas práticas e representações acerca do ensino escolarizado revelaram que os princípios do método de ensino intuitivo eivado dos ideais do patriotismo e do higienismo modelaram o seu pensamento sobre a educação escolar, norteando o seu dia-a-dia como professoras. Nessa direção pode-se afirmar que elas vestiram o novo habitus pedagógico como hábitos e estes as fizeram um tipo muito particular de professoras, em conformidade com os esquemas previamente engendrados.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/2984
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV