Show simple item record

dc.contributor.advisorScheer, Sérgio, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorStange, Fabiano Paulicopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-16T19:00:34Z
dc.date.available2024-05-16T19:00:34Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29035
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Scheerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba,24/10/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 125-139pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Mecânica computacionalpt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Currently, Brazilian construction industry is going through to economic process which results in an attractive polo to young people. They are trying hard to learn professions such as Architecture, Engineering and Construction. They belong to a generation where the computer is present in their lives to access information and knowledge. This generation is no longer a passive recipient of contents transmitted, but a producer of his knowledge through interactive media nowadays. But, in Brazil, the education in the fields of Architecture, Engineering and Construction are still based on a paradigm where knowledge is centered on the figure of the educator. The Brazilian educator does not exploit the resources that are familiar to this new generation. This underscores the need to change this paradigm, by using learning resources as measured by information and communication technologies. Searching contexts of learning in Architecture, Engineering and Construction may be noted that Virtual Reality presents itself as a powerful educational tool. The aim of the master thesis is development of a tool for analyze and complement the teaching and learning process. It is presented a prototype of an educational virtual environment to simulate typical activities of the Brazilian civil construction which has been tested by students and a professor of the Civil Engineering course from Federal University of Parana, demonstrating its usability and efficacy as a tool for task training and learning. We conclude that through experience with the virtual environment prototype an apprentice can understand the simulated task in a more intuitive and less oppressive than the usual methodologies in the classroom at the same time as it seeks to encourage educators to search more innovative and motivating pedagogies.pt_BR
dc.format.extent179f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectConstrução civil - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleProtótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record