Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
Abstract
Resumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras. Abstract: Currently, Brazilian construction industry is going through to economic process which results in an attractive polo to young people. They are trying hard to learn professions such as Architecture, Engineering and Construction. They belong to a generation where the computer is present in their lives to access information and knowledge. This generation is no longer a passive recipient of contents transmitted, but a producer of his knowledge through interactive media nowadays. But, in Brazil, the education in the fields of Architecture, Engineering and Construction are still based on a paradigm where knowledge is centered on the figure of the educator. The Brazilian educator does not exploit the resources that are familiar to this new generation. This underscores the need to change this paradigm, by using learning resources as measured by information and communication technologies. Searching contexts of learning in Architecture, Engineering and Construction may be noted that Virtual Reality presents itself as a powerful educational tool. The aim of the master thesis is development of a tool for analyze and complement the teaching and learning process. It is presented a prototype of an educational virtual environment to simulate typical activities of the Brazilian civil construction which has been tested by students and a professor of the Civil Engineering course from Federal University of Parana, demonstrating its usability and efficacy as a tool for task training and learning. We conclude that through experience with the virtual environment prototype an apprentice can understand the simulated task in a more intuitive and less oppressive than the usual methodologies in the classroom at the same time as it seeks to encourage educators to search more innovative and motivating pedagogies.
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- Teses & Dissertações [10379]