• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Conceitos e ferramentas para apoiar o ensino de logica de programação imperativa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - BINDER, FABIO VINICIUS.pdf (1.739Mb)
    Data
    1999
    Autor
    Binder, Fabio Vinicius
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta o sistema tutor Asimov que é composto de um conjunto de ferramentas utilizadas no apoio ao ensino de programação com linguagens imperativas. Estas ferramentas oferecem um rico ambiente de ensino que pode ser explorado livremente pelo aluno através da execução compassada de sua solução com visualização de variáveis. O sistema também fornece, caso solicitado, apoio tutorial sempre que for cometido algum tipo de erro de lógica. O sistema possui diversas características flexíveis que possibilitam o seu uso em variadas situações de ensino/aprendizagem, destacando-se a escolha de diversos graus de granulação do feedback tutorial. Sua independência de domínio permite que um autor altere tanto a sintaxe da linguagem-alvo quanto os enunciados de exercícios propostos para os alunos. Através de um modelo que representa a integração de diversas soluções possíveis (grafo de alternativas e dependências - GRADE) o autor pode limitar as soluções aceitas como corretas e guiar o aluno durante a resolução de problemas dentro das variações desejadas.
     
    Abstract: This work presents the tutoring system Asimov that is composed by a set of tools used to support the learning of programming concepts. The tools offer a rich environment that allows the students to freely explore their own solutions. Alternatively, students can be guided by comparisons with the system's solution, whenever logical errors occur. The system is flexible in several manners, for instance, the teacher or the student can change the granularity of the tutorial feedback. Also, the author can change the target-language syntax being taught as well as insert new exercises with solutions to be proposed to the learner. Author can model solutions through a graph of alternatives and dependencies called GRADE. This technique allows the integration of several solutions in one with a reasonable degree of variation while preventing the student from making mistakes or taking erroneous paths.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/24713
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV