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dc.contributor.advisorReichmann, Brunilda Tempel, 1946-pt_BR
dc.contributor.authorThiel, Janice Cristinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T18:26:46Z
dc.date.available2022-04-11T18:26:46Z
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24478
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 1989pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Literaturas de língua inglesapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This thesis analyzes three short stories by Nathaniel Hawthorne: "The Minister' Black Veil," "The Birthmark," and "Rappaccini's Daughter," in order to show how C. G. Jung's theory of the process of individuation might have been metaphorically represented by alchemical processes performed and undergone by Hawthorne's characters. In the introductory chapter, besides stating our objectives, we show that Hawthorne's works could be listed among those classified as "visionary," according to Jung's interpretation of the literary modes. Chapter Two reviews some of the ideas which are central to achieve an understanding of Jung's theory of the process of individuation. Chapter Three is dedicated to an analysis of "The Minister's Black Veil" and it examines the darkening of a minister's face, which is used to conceal, reveal and reflect evil. Moreover, we suggest that the black veil worn by the main character might be related to the nigredo the first one of the four color stages of the alchemical process - and that the minister might be viewed as a spiritual alchemist, who illuminates through darkness. As we analyze "The Birthmark" and "Rappaccini's Daughter" in Chapter Four, we investigate the alchemical experiments performed by scientists to remove a woman's birthmark which could be related to a sign of evil and to "mark" a woman's frame with poison so that it would be out of the reach of evil. The scientists in both stories can be related to alchemists of the body and soul, as they aim at physical perfection or the elimination of evil or the regeneration from the Fall, but they end up destroying the subjects of their experiments by using a "poisonous" Elixir vitae. Finally, the conclusion sums up what has been explored before and states that Hawthorne's characters do not seem to reveal an achievement of wholeness , but actually show detachment, since they can neither integrate their opposing forces, nor be integrated into the social environment.pt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta tese analisa três contos de Nathaniel Hawthorne : "The Minister's Black Veil", "The Birthmark" e "Rappaccini's Daughter", a fim de mostrar como a teoria do processo de individuação, desenvolvida por C. G. Jung, parece ter sido metaforicamente representada pelos processos alquímicos desencadeados e sofridos pelos personagens criados pelo autor. No capítulo introdutório, além de estabelecer nossos objetivos, mostramos que a obra de Hawthorne poderia ser classificada entre aquelas consideradas como "visionárias", de acordo com a interpretação de obras literárias feita por Jung. 0 segundo capítulo revisa algumas idéias centrais para o entendimento da teoria do processo de individuação. 0 terceiro capítulo é dedicado à análise de "The Minister's Black Veil" que examina o escurecimento da face de um ministro através de um véu usado para esconder, revelar e refletir o mal. Além disso, sugerimos que o véu negro possa estar relacionado à nigredo - a primeira das quatro etapas de cor do processo alquímico - e que o ministro possa ser visto como um alquimista espiritual, iluminando pelo escurecimento. No quarto capítulo examinamos "The Birthmark" e "Rappaccini's Daughter", enfocando as experiências alquímicas efetuadas por cientistas para remover a marca de nascença de uma mulher, sinal este que poderia ser relacionado ao mal e para "marcar" o corpo de outra mulher com veneno a fim de mantê-la fora do alcance do mal. Os cientistas de ambas as estórias poderiam ser considerados alquimistas do corpo e da alma, pois tentam atingir ou a perfeição física ou a eliminação do mal ou a regeneração da Queda Adámica, mas terminam por destruir um outro ser humano com um Elixir Vitae. "venenoso" . Finalmente, a conclusão resume o que foi explorado anteriormente e mostra que os personagens de Hawthorne parecem não atingir a inteireza, mas sobressaem-se como figuras de isolamento, pois não lhes é permitido conviver com forças opostas dentro do ser, nem serem integrados à sociedade.pt_BR
dc.format.extentviii, 129 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languageInglêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHawthorne, Nathaniel, 1804-1864 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.titleAlchemical representations of the process of individuation in three tales by Nathaniel Hawthornept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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