Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSmythe Junior, Nelson Luispt_BR
dc.contributor.otherSpinillo, Carla Galvãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T20:54:40Z
dc.date.available2020-05-28T20:54:40Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/24068
dc.descriptionOrientadora: Profª Carla Galvão Spinillopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design Gráfico e de Produto. Defesa: Curitiba, 22/02/2010pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.119-124pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre a inclusão da sustentabilidade no ensino superior de design gráfico no Brasil, e proprõe um conjunto de diretrizes para propiciar a sua inserção em disciplinas projetuais. Para isso foram revisados estudos sobre as áreas principais – design gráfico e sustentabilidade – e suas relações. O trabalho inicia com a busca das definições, origens e o ensino do design gráfico, passando pelo ecodesign e design para a sustentabilidade até a educação para sustentabilidade. A partir desta base teórica foram realizados três estudos: um mapeamento dos cursos de design gráfico no país em relação à abordagem da ustentabilidade, atráves de uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo com um questionário online; um levantamento de diversos grupos de diretrizes de ustentabilidade aplicáveis ao design gráfico e sua análise e classificação, resultando em uma proposta de diretrizes; e um grupo focado com professores de disciplinas projetuais de cursos de design gráfico para avaliar e discutir a proposta. Verificou-se, através dos estudos, a necessidade de uma base comum para inserção da sustentabilidade no ensino de design gráfico, que facilite o entendimento dos seus princípios de uma maneira sistêmica, inerente ao processo de design.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation presents a research about the inclusion of sustainability in higher education in graphic design in Brazil, and propose a set of guidelines to facilitate their integration in design disciplines. To do this were reviewed studies on key areas – graphic design and sustainability – and their relationships. The work begins with the search of definitions, origins and teaching graphic design, passing by the ecodesign and design for sustainability up education for sustainability. From this theoretical basis were made three studies: a mapping of graphic design courses in the country in relation to the approach to sustainability through a documentary research and a research with an online questionnaire; a survey of various groups of sustainability guidelines applicable to graphic design and its analysis and classification, resulting in a guidelines proposal; and a focus group with teachers of graphic design courses to evaluate and discuss the proposal. It was found, through studies, the need for a common basis for inclusion of sustainability in teaching graphic design, which facilitates the understanding of its principles in a way systemic, inherent in the design process.pt_BR
dc.format.extent143f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectArtes graficas - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectArtes gráficaspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleUma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples