Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorPuchta, Diogo Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-19T18:57:23Z
dc.date.available2022-08-19T18:57:23Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/13313
dc.descriptionOrientador: Marcus Aurelio Taborda de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho versa sobre o estudo histórico da gymnastica no ensino público primário paranaense, em um período compreendido entre as duas últimas décadas dos oitocentos e o primeiro quartel do século XX. Estamos preocupados mais especificamente com a trajetória desta disciplina no plano das idéias e prescrições provenientes das atividades de políticos e intelectuais da época e, ao privilegiarmos este aspecto no texto, não significa que não abordaremos no decorrer do mesmo alguns aspectos das práticas escolares propriamente ditas. Neste sentido, nosso trabalho surge com o intuito de contribuir com os estudos relacionados à linha de história e historiografia da educação, sobretudo aqueles voltados à educação do corpo na escola. Paralelamente, ao propormos a realização de um exercício nesta direção, buscamos analisar quais eram, em que momento e como deveriam ser aplicadas as práticas corporais prescritas para os exercícios de gymnastica, assim como verificar quem eram os responsáveis por ministrá-la nas escolas. Com isso, em nosso trabalho procuramos abordar esta disciplina em uma perspectiva diacrônica, no intuito de explorar suas transformações - rupturas e permanências - ao longo do processo de escolarização da infância e da mocidade paranaense na instrução pública primária daquele período. Para uma melhor compreensão sobre os diferentes aspectos que influenciaram a educação do corpo na escola e, principalmente, a atuação dos exercícios físicos e de gymnastica, importante se faz interrogar e interpretar os relatórios, regulamentos, regimentos e códigos de ensino referentes à instrução pública da época, bem como os compêndios e livros didáticos adotados. Trabalhando com este corpus documental, produzido por políticos, intelectuais, inspetores e professores escolares, encontramos algumas expressões ou discursos que nos ajudam a entender como estes lidavam com as questões afeitas à educação, seja do ponto de vista moral e intelectual, ou, neste caso, corporal ou physica. Conseqüentemente, ao levantar questões relacionadas à história das disciplinas escolares e do currículo, sentimos a necessidade de dialogar com um referencial teórico formado por autores como GOODSON (1995), CHERVEL (1990), HEBRARD (1990) e JULIA (2002). Deste modo, constatamos que entender a complexidade que é o processo de escolarização exige primeiramente um investimento a respeito das disciplinas escolares, seus caminhos de constituição, transformação, "morte" ou sobrevivência no cotidiano escolar. Por fim, percebemos que a inserção da gymnastica no ensino público primário paranaense destacou o interesse dos políticos do estado do Paraná, preocupados com a formação de cidadãos úteis e de espíritos esclarecidos, formação esta que só seria possível por meio da educação e da constituição de corpos fortes e saudáveis.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This assignment focuses on the historical study of gymnastics on the public primary school system of Paraná State. It concerns the period between the two last decades of the nineteenth century and the first quarter of the twentieth century. Our main concern is specifically the way this subject has been taught in its theory and prescriptions that came from the work of politicians and intellectuals within that time. By privileging this aspect on this study, by no means do we object to cover the practical aspects of activity in the school themselves. Our assignment has the objective of contributing with the studies related to the line of history and historiography of education, especially those associated to the education of the body in schools. In a parallel situation, suggesting the realization of an exercise in this direction, we have tried to analyze which were, in what moment and how the body practices prescript were applied for the gymnastics' exercises, in addition to checking who was responsible for teaching them in schools. Therefore, in our paper we've tried to deal with this subject in a diachronic way, intended to explore its transformations - ruptures and remains - while the schooling process of childhood and youth from Paraná on the public primary school system of that period. For a better comprehension of the different aspects that influenced the education of the body in schools and, mainly, the performance of physical exercises and gymnastics, it is important to question and interpret reports, regulations, regiments and teaching codes that regard to the public institutions of the time as well as textbooks. Working with this documental approach, produced by politicians, intellectuals, inspectors and school teachers, we have found expressions or speeches that helped us understand how they dealt with questions related to education, not only through a moral and intellectual point of view, but also, in this case, corporal or physical. Consequently, rising up questions related to the history of school subjects and curriculum, we have felt the necessity of dialoging with theorical references made by authors like GOODSON (1995), CHERVEL (1990), HEBRARD (1990) and JULIA (2002). By this way, we verified that understanding the complexity of the schooling process requires first of all an investment regarding school subjects, its ways of constitution, transformation, "death" or survival in school everyday life. At last, we have realized that the addition of gymnastics to the public primary school system pointed out the interest of politicians from the Paraná State, worried about the formation of useful citizens and more enlightened minds. This education would only be possible by teaching and constituting strong and healthy bodies.pt_BR
dc.format.extentx, 115 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGinástica - História - Paraná - 1882-1924pt_BR
dc.subjectEducação fisica - Paraná - 1882-1924pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.titleA formação do homem forte : educação física e gymnastica no ensino público primário paranaense (1882-1924)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples