Search
Now showing items 1-8 of 8
Entre o altar e a fogueira : relações de gênero na censura católica a romances (1907-1924)
(2017)
Resumo: Nas primeiras décadas do século XX no Brasil, a igreja católica procurava recuperar seu lugar de privilégio tanto no nível das consciências dos indivíduos, quanto no âmbito político. Sentindo os efeitos da emergência ...
RPG no ensino de História: uma estratégia de combate ao racismo
(2019-10-08)
Durante as experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2018 e 2019, realizadas no Colégio Estadual Bibiana Bitencurt e Colégio Estadual Rui Barbosa, ambos em Guarapuava-PR, ...
Experiencia de iniciação à docência: ensino de História Afro-Brasileira
(2019-10-11)
O presente artigo tem a intenção de relatar as experiências da pratica docente, dos respectivos autores que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de História. O objetivo ...
PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIÁLOGOS ENTRE O CURSO DE HISTÓRIA (UFFS/CHAPECÓ) E A EEB SAAD ANTÔNIO SARQUIS
(2019-10-08)
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como principal propósito apresentar a sala de aula e o ambiente escolar aos alunos das fases iniciais dos cursos de licenciatura, possibilitando aos ...
O PAPEL DO MUSEU DO HOLOCAUSTO DE CURITIBA COMO IMERSÃO HISTÓRICA AOS EDUCANDOS E EDUCADORES
(2019-10-07)
Esta pesquisa se insere no Grupo de Estudos e Pesquisas História, Educação, Sociedade e Política (GHESP-Cnpq), o presente trabalho problematiza a formação inicial de professores a partir da educação em Museus. Tem por ...
Renascimento, utilização da criatividade no Ensino de História
(2019-10-09)
O processo de formação inicial de docentes impõe o desafio constante de articular teoria e prática quando nenhuma delas é de fato dominada pelo graduando em licenciatura. Em busca de soluções para este impasse, o Projeto ...
A Olimpíada Nacional em História do Brasil: uma olímpica que se tornou professora
(2019-10-07)
A presente proposta de comunicação se configura como um relato da experiência docente obtida através das atividades realizadas nas aulas de História. Através do PIBID (Programa de Iniciação à Docência), foi aplicada a 11ª ...
JOGOS E ENSINO DE HISTÓRIA
(2019-10-06)
As aulas de história tendem a ser classificadas pelos alunos como chatas ou cansativas devido a diversos fatores que estão relacionados à quantidade de conteúdo ou ao método de ensino utilizado pelo professor. Entretanto, ...