Search
Now showing items 1-10 of 22
Perspectivas e limites do uso de material didático manipulável na visão de professores de matemática do ensino médio
(2000)
Resumo: Tendo como objetivo investigar como professores de matemática do ensino médio se manifestam a respeito do uso de materiais didáticos manipuláveis, no presente trabalho observamos e descrevemos dois sujeitos, ...
Núcleo de estudo e difusão do ensino de matemática - NEDEM : não é difícil ensinar matemática: história oral e temática
(2005)
Resumo: Na década de 1960, em Curitiba - PR, um grupo de professores passa a se reunir, nas dependências do Colégio Estadual do Paraná, para estudar o Ensino Moderno da Matemática, movimento que vem ocorrendo em todo o ...
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
(2004)
Resumo: Este trabalho apresenta o modo como duas professoras de matemática, protagonistas deste estudo, pensam o valor da Matemática na composição dos currículos nas escolas de ensino fundamental em que trabalham. Os ...
Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
(2006)
Resumo: Esta dissertação é o resultado do estudo sobre as intenções pedagógicas presentes no ensino praticado com conteúdos de Geometria por onze professoras das séries iniciais do ensino fundamental. O ensino é entendido ...
Tarefas investigativas de matemática : uma análise de tres alunas de 8ª série do ensino fundamental
(2006)
Resumo: Este trabalho buscou conhecer como três alunas de 8a série do Ensino Fundamental envolvem-se em atividades investigativas de Matemática, sendo que estas alunas não estavam habituadas a trabalhar neste tipo de ...
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
(2008)
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo construir fontes que permitam investigar os procedimentos utilizados por autores, no planejamento de suas coleções de livros didáticos de matemática para as séries finais do ensino ...
O movimento das reformas curriculares da licenciatura em matemática na Universidade Federal do Paraná : algumas referências ao conhecimento pedagógico do conteúdo
(2007)
Resumo: Acompanhando a preocupação crescente entre os pesquisadores em Educação Matemática em discutir as especificidades dos cursos de Licenciatura em Matemática em relação à formação pedagógica dos professores para o ...
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
(2005)
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo realizar um estudo sobre o conceito da transversalidade na prática pedagógica do futuro professor de matemática. Para isso, visando favorecer o entendimento do assunto, ...
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
(1988)
Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento ...
Psicogênese da noção de valor econômico na educação matemática
(2008)
Resumo: A preocupação com a qualidade e eficiência do ensino da matemática tem produzido investigações de orientação psicológica acerca do desenvolvimento de conceitos e de competências matemáticas não restritas ao ambiente ...