Search
Now showing items 1-10 of 24
Perspectivas e limites do uso de material didático manipulável na visão de professores de matemática do ensino médio
(2000)
Resumo: Tendo como objetivo investigar como professores de matemática do ensino médio se manifestam a respeito do uso de materiais didáticos manipuláveis, no presente trabalho observamos e descrevemos dois sujeitos, ...
A simetria nas práticas escolares
(2006)
Resumo: Trata-se de uma pesquisa para verificar se os conteúdos de simetria sao trabalhados de 5S a 8S série na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública estadual, da regiao Oeste do ...
Núcleo de estudo e difusão do ensino de matemática - NEDEM : não é difícil ensinar matemática: história oral e temática
(2005)
Resumo: Na década de 1960, em Curitiba - PR, um grupo de professores passa a se reunir, nas dependências do Colégio Estadual do Paraná, para estudar o Ensino Moderno da Matemática, movimento que vem ocorrendo em todo o ...
Um olhar sobre o valor dos conteúdos de matemática : a vez de quem ensina
(2004)
Resumo: Este trabalho apresenta o modo como duas professoras de matemática, protagonistas deste estudo, pensam o valor da Matemática na composição dos currículos nas escolas de ensino fundamental em que trabalham. Os ...
Geometria nas séries iniciais : por que não? a escolha de conteúdos - uma tarefa reveladora da capacidade de decidir dos docentes
(2006)
Resumo: Esta dissertação é o resultado do estudo sobre as intenções pedagógicas presentes no ensino praticado com conteúdos de Geometria por onze professoras das séries iniciais do ensino fundamental. O ensino é entendido ...
Tarefas investigativas de matemática : uma análise de tres alunas de 8ª série do ensino fundamental
(2006)
Resumo: Este trabalho buscou conhecer como três alunas de 8a série do Ensino Fundamental envolvem-se em atividades investigativas de Matemática, sendo que estas alunas não estavam habituadas a trabalhar neste tipo de ...
Livro didático de matemática : perspectivas de sua criação pelos autores
(2008)
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo construir fontes que permitam investigar os procedimentos utilizados por autores, no planejamento de suas coleções de livros didáticos de matemática para as séries finais do ensino ...
O movimento das reformas curriculares da licenciatura em matemática na Universidade Federal do Paraná : algumas referências ao conhecimento pedagógico do conteúdo
(2007)
Resumo: Acompanhando a preocupação crescente entre os pesquisadores em Educação Matemática em discutir as especificidades dos cursos de Licenciatura em Matemática em relação à formação pedagógica dos professores para o ...
Frações em um livro didático na 5. e 6. séries : uma aproximação através da história da matemática
(2004)
Resumo: Este trabalho tem o propósito de descrever algumas relações entre diferentes modos de conceber e representar quantidades fracionárias e, em particular, assinalar como este conhecimento chega às mãos de alunos e ...
Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática
(2005)
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo realizar um estudo sobre o conceito da transversalidade na prática pedagógica do futuro professor de matemática. Para isso, visando favorecer o entendimento do assunto, ...