Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavallet, Valdo Jose, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorVasconcelos, Rosylane Doris dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T17:09:35Z
dc.date.available2022-08-17T17:09:35Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/898
dc.descriptionOrientador: Valdo José Cavalletpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo trata do processo de construção da concepção de avaliação da aprendizagem em professores universitários, especificamente dos coordenadores de cursos de formação de profissionais da educação (licenciaturas), na Universidade Federal do Paraná. A análise realizada partiu de alguns pressupostos e reflexões iniciais. O pensamento pedagógico docente é processo reflexivo. É forjado nas experiências formativas, acadêmicas, didáticas e de vida do docente, ao longo de sua história, de acordo com o contexto no qual está inserido. Em sua prática, cotidianamente, o docente é levado à atitude reflexiva de repensar sua postura em sala de aula, constituindo o movimento necessário de construção crítica do saber, papel importante de professores formadores de professores na Universidade. O coordenador de curso, sujeito e gestor deste processo formativo, tem no âmago desta experiência acadêmica as condições privilegiadas de qualificar seu próprio pensamento e prática docente, entendendo-se a coordenação de curso como lócus vivo de formação continuada. O grupo entrevistado constituiu o perfil buscado pela pesquisa, sendo composto por gestores de seus respectivos cursos, e que devido a natureza e especificidade de seu trabalho político-pedagógico de coordenação, podem envolver-se com as questões do projeto pedagógico de curso e com a orientação acadêmica, privilegiando a visão de seu próprio espaço de atuação. Seguindo-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando um instrumento flexível foram realizadas entrevistas com nove coordenadores, com a finalidade de analisar as suas percepções a respeito do processo de avaliação da aprendizagem. Os questionamentos realizados abordaram várias faces e elementos constituintes do pensamento docente na construção de sua concepção. O conjunto sistematizado das respostas, transformou-se em rica fonte de pesquisa que ofereceu respostas às questões inicialmente propostas neste trabalho. Constatou-se que o professor universitário, coordenador de curso de formação de profissionais da educação constrói seu pensamento pedagógico e concepção que orienta sua prática didática em sala de aula, por meio de um processo formativo contínuo, reflexivo, dinâmico e multifacetado, cujos elementos transversais de identidade docente e interação são imprescindíveis.pt_BR
dc.description.abstractRésumé: Cette etude s'agit du procès de construction de la conception de l'évaluation de l'apprentissage parmi des professeurs universitaires, spécifiquement des coordinateurs de cours de formation de professionnels de l'éducation (licences), à l'Universidade Federal do Parana. L'analyse a été faite d'après certains hypothéses ainsi que de réflexions initiales. La pensée pédagogique enseignante est un processus réflexif. Il est contrefait dans les expériences formatives, académiques, didactiques, et de vie de l'enseignant, tout au long de son histoire, selon le context dans lequel il se trouve. Dans sa pratique, quotidiennement, l'enseignant est poussé à des attitudes réflexives de repenser sa position en salle de classe, dans ce que consitue le mouvement nécessaire d'une construction critique du savoir, rôle important des professeurs chargés de former d'autres professeurs à l'Université. Le coordinateur du cours, sujet et gérant d'un procès de formation, a bien au coeur de cette expérience académique les conditions privilégiées de qualifier sa propre pensée et sa pratique enseignante, la coordination du cours étant comprise comme un locus vivant de la formation continue. Le groupe interviewé constitue le profil envisagé dans cette recherche, composé par des gérants des respectifs cours, et que, dû à la nature et au caractère specifique de son travail politique et pédagogique de coordination, peuvent s'occuper des questions du projet pédagogique du cours et de l'orientation académique, en privilégiant la vision de son propre space de réalisation. Selon un abordage qualitatif de la recherche, et en utilisant un instrument flexible, des interviews ont été faites avec neuf coordinateurs, de façon à analyser leurs perceptions à l'égard du procès d'évaluation de l'apprentissage. Les question posées abordent les façons et les éléments qui consituent la pensée des enseignants dans la construction de sa conception. L'ensemble des réponses a composé une riche source de recherche qui a offert des réponses aux questions posées dans ce travail. On a constaté que le professeur universitaire, coordinateur de cours de formation de professionnels d'éducation, construit sa pensée pédagogique et la conception qui oriente sa pratique didactique en salle de classe, par le moyen d'un procès formatif continu, réflexif, dynamique et plusieurs aspects, dont les éléments transversaux d'identité enseignante et l'interaction sont indispensables.pt_BR
dc.description.abstractResúmen: El presente estudio trata del proceso de construcción de la concepción de evaluación del aprendizaje en profesores universitarios, específicamente de los coordinadores de cursos de formación de profesionales de la educación (licenciaturas), en la Universidad Federal de Paraná. El análisis realizado partió de algunos presupuestos y reflexiones iniciales. El pensamiento pedagógico docente es proceso reflexivo. Es forjado en las experiencias formativas, académicas, didácticas y de vida del docente a lo largo de su historia, de acuerdo con el contexto en el cual está inserido. En su práctica, cotidianamente, el docente es llevado a la actitud reflexiva de repensar su postura en la sala de clase, constituyendo el movimiento necesario para la construcción crítica del saber, papel importante de los profesores formadores de profesores en la universidad. El coordinador de curso, sujeto y gestor de este proceso formativo, tiene, en la esencia de esta experiencia académica, las condiciones privilegiadas de calificar su propio pensamiento y práctica docente, entendiéndose a coordinación de curso como lócus vivo de formación continuada. El grupo entrevistado constituyó el perfil buscado por la investigación, siendo compuesto por gestores de sus respectivos cursos, y que debido a la naturaleza y especificidad de su trabajo político-pedagógico de coordinación, pueden involucrarse con las cuestiones del proyecto pedagógico del curso y con la orientación académica, privilegiando la visión de su propio espacio de actuación. Siguiendo un procedimiento cualitativo de investigación, utilizando un instrumento flexible, fueron realizadas entrevistas con nueve coordinadores, con la finalidad de analizar sus percepciones a respecto del proceso de evaluación del aprendizaje. Los cuestionamientos realizados trataron varios aspectos y elementos constituyentes del pensamiento docente en la construcción de su concepción. El conjunto sistematizado de las respuestas, se transformó en una rica fuente de investigación que ofreció respuestas a las cuestiones inicialmente propuestas en este trabajo. Se constató que el profesor universitario, coordinador de curso de formación de profesionales de la educación, construye su pensamiento pedagógico y concepción que orienta su práctica didáctica en la sala de clase, por medio de un proceso formativo continuo, reflexivo, dinámico y de muchas facetas, cuyos elementos transversales de identidad docente e interacción son imprescindibles.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study deals with the construction process of learning evaluation conception's in University professors, specially the coordinators of Education professionals formation course (licenciaturas), in the Federal University of the Paraná. The analysis started of some assumptions and initial reflections. The pedagogical teaching thought is a reflective process. It is forged in formative, academic, didactic and life experiences as a professor, through his personal life according in the context, which it inserted. During his daily practice, the professor is taken to the thoughtful attitude to rethink his role in classroom, being the necessary movement for the critical construction of knowing, important paper of formation professor in the University. The course coordinator, subject and manager of this formative process, has in core of this academic experience the privileged conditions to qualify his own thought and practice teaching, it is stated that the coordination of courses is the locus itself of continuous formation. The interviewed group constituted the profile searched for this research, being composed of managers of its respective courses and due to the nature and specificity of his politic-pedagogical coordination work, they can be involved with the questions of the course pedagogical project and with the academic orientation, giving place for the vision of its work environment. Following a qualitative approach for the research, using a flexible instrument nine coordinators had been interviewed, with the purpose to analyse his perceptions regarding the process of learning evaluation. The interview questions approached sides and constituent elements of the teaching thought in the construction of its conception. The systemize set of answers turned into expressive source of research that offered answers to the questions initially proposals for this work. It determined that the University professor who coordinates courses of education professionals' formation constructs his pedagogical thought and conceptions that guides his didactic practices in classroom, through means of a continuous, thoughtful, dynamic and multifaceted formation process whose transversal elements of teaching identity and interaction are essential.pt_BR
dc.format.extent114 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA construção da concepção de avaliação da aprendizagem em professores universitários : o caso dos coordenadores dos cursos de formação de profissionais da educação da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples