Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorCalixto, Alfredopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T12:52:49Z
dc.date.available2024-03-04T12:52:49Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifierEncpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/8793
dc.descriptionApêndicept_BR
dc.descriptionOrientador: Paulo Henrique Trombetta Zanninpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho refere-se ao estudo do problema do ruído urbano gerado pelo tráfego de veículos nas rodovias BR-116 e BR-277, que transformaram-se em grandes avenidas na cidade de Curitiba, analisado sob o aspecto objetivo dos parâmetros físicos sonoros medidos e calculados, e o impacto ambiental causado às regiões circunvizinhas a estas rodovias. Com os resultados obtidos por medições realizadas nas principais rodovias que adentram o perímetro urbano de Curitiba, foram propostos modelos matemáticos, capazes de estimar os níveis de pressão sonora emitida nessas rodovias, a partir do conhecimento do fluxo de veículos e da composição do tráfego rodoviário. Foi então possível uma comparação entre os resultados medidos com os resultados calculados pelo modelo matemático proposto, e com os resultados calculados segundo a metodologia da norma alemã RLS-90. Esta comparação permitiu a constatação da validade dos modelos matemáticos desenvolvidos neste trabalho, bem como da aplicabilidade do método de cálculo proposto pela norma alemã RLS-90. Também foi avaliada a aplicabilidade do modelo adotado pela norma alemã RLS-90 para o cálculo dos níveis de imissão sonora, através de uma comparação de valores calculados com valores medidos. Esta avaliação foi extensiva aos programas de computadores baseados nesta norma alemã. Com os valores dos níveis do ruído de tráfego que invade áreas habitadas nas proximidades dessas rodovias, foi feita uma comparação com valores referenciais estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.), pela lei municipal 8583 /1995 que determina níveis admissíveis de ruído urbano, e pelo U.S. Departament of Housing and Urban Development (H.U.D.), que classifica a qualidade acústica de uma área residencial em função de níveis de ruído. Estas comparações permitiram então que as referidas áreas urbanas pudessem ser classificadas em relação à poluição sonora ambiental. Neste estudo concluiu-se que: a) a norma alemã RLS-90 é aplicável na estimativa do ruído de tráfego em condições brasileiras de tráfego rodoviário; b) os modelos matemáticos desenvolvidos com a metodologia adotada apresentam resultados satisfatórios para a estimativa do ruído de tráfego rodoviário; c) os níveis do ruído de tráfego nas "rodoviasgrandes avenidas" estudadas são superiores aos permitidos pela legislação municipal; d) os níveis de poluição sonora em áreas residenciais são inaceitáveis segundo o H.U.D.; e) as pessoas nestas áreas estão expostas a níveis de ruído nocivos à saúde segundo a O.M.S. Finalmente, foram apresentadas algumas alternativas para o controle da poluição sonora gerada pelo tráfego de veículos nessas "rodovias-grandes avenidas", através de simulações por redução dos parâmetros de tráfego, por barreiras acústicas e pela combinação das duas alternativas, demonstrando-se a eficácia destas medidas quanto à redução dos níveis de ruído.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This survey refers to the study of the problem of the urban noise generated by the vehicle traffic in roads BR-116 and BR-277, that have been converted into large avenues in the city of Curitiba, analyzed under the objective aspect of the measured and calculated physical noise parameters and the environmental impact caused on the neighborhood of these roads. With the results obtained via measurements carried out in the main roads that enter the urban limits of Curitiba, mathematical models have been proposed, intended to estimate the noise pressure levels emitted by these roads, departing from the knowledge of the traffic flow and traffic composition. Then, a comparison between the measured data and the calculated data is made via the proposed mathematical model, and another comparison is made between the measured data and the German standard RLS-90. These comparisons show the validity of the mathematical models and the applicability of the calculation method proposed by the German standard RLS-90 as well. The applicability of the mathematical model as also been evaluated by the German standard RLS-90 for the calculation of the imission noise levels by doing a comparison of the calculated data with the measured ones. This evaluation extends to the computer softwares based on this German standard. With the data from the traffic noise levels inside areas occupied by people who live close to these roads, a comparison is made with the noise levels established by World Health Organization (W.H.O.), by the municipal law 8583/1995, which states the maximum allowed noise levels in urban areas, and also with the U.S. Department of Housing and Urban Development (H.U.D.), which classifies the acoustical quality in a residential area according to the observed noise levels. These comparisons make it possible to classify the urban areas according to the environmental noise pollution. This survey deduce: a) the German standard RLS-90 is applicable to estimate the traffic noise in Brazilians conditions of the road traffic; b) the mathematical models developed witch the adopted methods presents satisfactory results to estimate the road raffic noise; c) the road traffic noise levels on the analyzed "roads-large avenues" are more than the municipal law 8583/1995; d) the noise pollutions levels in residential areas are unacceptable in accordance the H.U.D.; e) the persons in this areas are exposed noise levels unhealthy in accordance the O.M.S. Finally, some traffic generated noise pollution control measures are presented for the surveyed roads, with simulations by traffic reductions, acoustic barriers and by combination of the two alternatives, showing the efficacy this alternatives to reduce the noise levels.pt_BR
dc.format.extent125f. : il.color.,grafs.,tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRuidopt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectRuído urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTráfego - Ruídopt_BR
dc.titleO ruído gerado pelo tráfego de veículos em "rodovias-grandes avenidas" situadas dentro do perímetro urbano de Curitiba, analisado sob parâmetros acústicos objetivos e seu impacto ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples