O músico dá o tom : estudos sobre o divino, o bem e o mal no mundo e a liberdade humana a partir das leituras de Gustav Mahler
Abstract
Resumo: O texto que virá a seguir tem como objetivo conhecer melhor o músico Gustav Mahler a partir das suas leituras no campo da literatura e da filosofia. O trabalho é, sim, na área dos estudos literários - espaço no qual a pesquisa edificou suas raízes -, mas foi através das inquietudes de um artista que essas raízes foram dando frutos e a pesquisa em questão foi se desenvolvendo. Após realizarmos um apanhado dos principais autores que Mahler lia, ficou claro que Goethe e Dostoiévski foram duas das principais influências do compositor na busca por lampejos de respostas para os seus questionamentos, estes, orbitando principalmente o campo da crença em um ente divino. Foi dessa forma que o estudo estabeleceu como foco a relação entre a bondade divina e o sofrimento humano e a tríade bem, mal e liberdade humana. Através do estudo das principais obras de Goethe e Dostoiévski, bem como da filosofia de autores como Espinoza, Nietzsche e Schopenhauer, pudemos chegar a algumas conclusões a respeito da crença de Gustav Mahler, esta, amparada em um amálgama de diferentes tipos de visões a respeito do divino - ponto este que converge com Goethe, seu autor favorito -, e na teodiceia que Dostoiévski realiza a partir da sua obra, e que se relaciona de maneira íntima com a tríade mencionada acima. Mahler buscava na natureza a principal fonte na busca por respostas, dando à sua crença ares panteístas, algo que o aproxima de Goethe; isso, no entanto, não obscureceu a sua forma de ver o divino através de um ângulo mais pessoal. Em outras palavras, mesmo sendo um compositor de mundos, como ele mesmo afirmou, sua crença e seus questionamentos se direcionavam a um criador - nesse sentido, a obra de Dostoiévski veio para auxiliá-lo. Nesse jogo de sincretismos a crença de Mahler ganhou corpo, e teve, sem dúvida, reflexos na sua obra musical. Dessa forma, que a presente pesquisa atue para os seus leitores como uma forma de conhecer melhor um artista que procurou, nos livros, um caminho para tentar compreender melhor o mundo. Mahler, um músico, acabou servindo como um molde para que a discussão literária aconteça: ele buscou nos livros uma resposta para os seus interesses metafísicos, suas dúvidas existenciais, seus confrontos com o divino, com a dificuldade de acreditar em um Deus que pressupõe amor e compaixão, mas que permite o sofrimento humano, a decadência do corpo e a sua morte - tais temas são aquilo que chamamos de molde. O preenchimento desse molde se deu com a discussão encontrada nos livros e ideias filosóficas que Mahler apreciava e que mais o influenciavam. Esses espaços vazios presentes no molde foram preenchidos, portanto, pela literatura - tudo aquilo que pudemos usar dela que combine e se conforme a esse molde. Ao final, esperamos ter realizado um estudo que una o artista e as suas inquietudes a partir do viés literário. Abstract: This research aims to get to know the musician Gustav Mahler from his readings in the field of literature and philosophy. The work is, of course, in literary studies - a space in which the research has built its roots -, but it was through the concerns of an artist that these roots began to bear fruit and the research in question was developed. After carrying out an overview of the main authors that Mahler read, it became clear that Goethe and Dostoevsky were two of the composer's main influences in the search for glimpses of answers to his questions, those, orbiting mainly the field of belief in a divine being. Bearing that in mind, the study focused on the relationship between divine goodness and human suffering, as well as the triad of good, evil and human freedom. Through the study of the main works of Goethe and Dostoyevsky, as well as the philosophy of authors such as Espinoza, Nietzsche and Schopenhauer, we were able to reach some conclusions regarding Gustav Mahler's belief, which is supported by an amalgamation of different types of views about the divine - a point that converges with Goethe, his favorite author -, and in the theodicy that Dostoevsky creates from his work, and which is intimately related to the triad mentioned above. Mahler found in nature the main source for his search, giving his belief pantheistic airs, something that brings him closer to Goethe; this, however, did not cloud his way of seeing the divine through a more personal angle. In other words, even though he was a composer of worlds, as he himself stated, his belief and his questions were often directed towards a creator - in this sense, Dostoevsky's work had a lot to say to Mahler. In this field of syncretism, Mahler's belief took shape, and undoubtedly had repercussions on his musical oeuvre. In this way, the present research acts for its readers as a way of getting to know better an artist who sought, in books, a way to try to apprehend the world having in hand different angles of analysis. Mahler, a musician, ended up serving as a mold for the literary discussion to take place: he sought in books an answer to his metaphysical interests, his existential doubts, his confrontations with the divine, with the difficulty of believing in a God that presupposes love, compassion, but allows human suffering, the decay of the body and its death - such themes are what we called the mold. This mold was filled with the discussion found in the books and philosophical ideas that Mahler appreciated and that most influenced him. These empty spaces present in the mold were filled, therefore, by literature - whatever we could use of it that matches and conforms to this mold. In the end, we hope to have carried out a study that unites the artist and his concerns from the literary point of view.
Collections
- Teses [176]