Quadros sociais de memória na educação básica de Pontal do Paraná : resgate cultural como construção do sujeito
Resumo
Resumo: O presente trabalho é fruto do nosso Projeto Pedagógico que construímos e desenvolvemos com nossos estudantes no ensino público básico, tendo como ponto de partida a cultura histórica do município de Pontal do Paraná. A situação do município em termos sócioeconômicos é uma questão social na medida em que o desenvolvimento desordenado provocado pelos interesses da especulação imobiliária gerou um desenraizamento cultural no seio da comunidade que rapidamente esqueceu seus valores simbólicos e históricos. Vimos durante o curso de Especialização que poderíamos atuar na sala de aula com projetos de resgate cultural e enraizamento cultural. A dimensão pedagógica deste projeto inclui o resgate da memória social e cultural do município através de um Projeto Pedagógico desenvolvido em aulas de campo, e através da perspectiva da interdisciplinaridade, isto é, partindo dos problemas reais e a partir daí selecionando referências bibliográficas para nos apoiar no processo ensino-aprendizagem de nossos alunos, fazendo da sala de aula um "círculo de cultura", um espaço privilegiado, em que todos pesquisam, pensam, praticam, refletem, sentem, deliberam. Para nós, assim, os alunos podem ser, plantar, podem agir, cultivar e avaliar sobre o que fizeram e recomeçar novamente este ciclo, debatendo sobre as possibilidades de superarmos juntos – professor e estudantes - as dificuldades e os problemas, as dúvidas e soluções para o município de Pontal do Paraná. Na conclusão percebemos que podemos contribuir para a formação do pensamento crítico do estudante sobre a própria realidade, para que possa transforma - lá.