Enegrecendo a "capital europeia" : proposta de afroturismo para Curitiba
Resumo
Resumo : O Afroturismo pode ser entendido como a produção e o consumo da atividade turística pela população negra, que além de resgatar elementos históricos e culturais, promove a afirmação de sua identidade, o desenvolvimento econômico-social das pessoas negras, o combate ao racismo estrutural e a promoção de sociedades mais igualitárias. Entretanto, uma das grandes lacunas visualizadas nas pesquisas do segmento está em sua aproximação com o mercado, uma vez que os trabalhos publicados deram um enfoque mais descritivo para o tema. Isso levantou dúvidas sobre como o Afroturismo pode ser trabalhado pelos destinos turísticos, principalmente em uma cidade como Curitiba, considerada a "Capital Europeia" do Brasil. Nesse sentido, o trabalho possui como objetivo geral identificar como o Afroturismo pode ser desenvolvido em Curitiba. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para relacionar temas como a questão racial no Brasil, afirmações identitárias, imagem do turista negro e o afroturismo. A pesquisa possui caráter exploratório e tem uma abordagem qualitativa. Foram entrevistados agências e projetos de afroturismo, o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e o evento Um Baile Bom. O instrumento de coleta de dados foram três roteiros de entrevistas semiestruturados, criados com o objetivo de extrair as informações necessárias de cada grupo. Os dados foram transcritos e analisados a partir do método hermenêutico- dialético, elaborado por Minayo (2010). Concluiu-se que Curitiba pode desenvolver o afroturismo a partir de alguns fatores, como profissionais negros à frente do segmento, apoio do poder público, envolvimento de afro empreendedores, variedade de atividades culturais e com serviços turísticos aptos a atender esses turistas. Com base nos resultados, apresentou-se também uma proposta de pacote de afroturismo completo para a Curitiba, levando em consideração o roteiro, alimentação, hospedagem e outros aspectos visualizados nos pacotes das agências tradicionais. Abstract : Afro tourism can be understood as the production and consumption of tourist activity by the black population, which, in addition to rescuing historical and cultural elements, promotes the affirmation of their identity, the economic and social development of black people, the fight against structural racism and the promotion of more egalitarian societies. However, one of the major gaps seen in research in the segment is in its approach to the market, since the published works had a more descriptive approach to the theme. This raised doubts about how Afro tourism can be enhanced by tourist destinations, especially in a city like Curitiba, which is considered the "European Capital" of Brazil. In this sense, this work aims to identify how Afro tourism can be developed in Curitiba. A bibliographical research was carried out torelate themes such as the racial issue in Brazil, identity statements, the image of the black tourist and afro tourism. The research has an exploratory nature and has a qualitative approach. Afro tourism agencies and projects, the Municipal Institute of Tourism of Curitiba and the event Um Baile Bom were interviewed. The data collection instrument was three semi-structured interview scripts, created with the objective of extracting the necessary information from each group. Data was transcribed and analyzed using the hermeneutic-dialectical method, developed by Minayo. It was concluded that Curitiba can develop afro tourism based on some factors, such as black professionals at the head of the segment, support from public authorities, involvement of afro-entrepreneurs, variety of cultural activities and tourist services able to serve these tourists. Based on the results, a proposal for a complete afro tourism travel package for Curitiba was also presented, taking into account the itinerary, food, accommodation and other aspects seen in packages from traditional travel agencies.
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- Turismo [235]