A atuação do pedagogo na formação continuada de professores da educação infantil em Centro de Educação Infantil (CEI) conveniado à Prefeitura Municipal de Curitiba/PR
Resumo
Resumo : Este trabalho faz um pequeno recorte do que é um Centro de Educação Infantil Conveniado (CEI) e demonstra como é elaborado o conteúdo teórico para os pedagogos atuantes na Rede Municipal de Curitiba, no tocante a sua formação para o trabalho pedagógico dentro das determinações estabelecidas para essa modalidade de instituição. Bem como esse conteúdo é gradativamente passado ao longo do ano letivo aos professores por meio de estudos teóricos e expositivos no tocante a novas práticas que buscam a melhoria da qualidade do trabalho nessa modalidade de instituição. Entendendo a importância dessas instituições na Educação Infantil é que foi realizado este estudo, tendo como metodologia utilizada o caráter qualitativo, pois trabalhará com levantamento de dados e informações pesquisadas em um CEI Conveniado. Utilizando como critério de pesquisa os documentos referentes à legislação do Município de Curitiba, sendo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a Legislação de CEI conveniado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e o Projeto Político Pedagógico de CEI Conveniado. E como embasamento teórico para o estudo foram utilizados os autores Paulo Freire, Miguel Arroyo, Selma Pimenta e Lev Vygotsky. Entende-se que o processo de formação continuada em serviço é um importante desafio para todos que atuam na educação, já que reconstruir constantemente a identidade pessoal e a profissional dos professores não é tarefa fácil, mas é deveras realizadora. Abstract : This work is a small cutout of what a Children's Educational Center conveniado (CIS) and demonstrates how you prepared the theoretical content for active teachers in the Municipal Network Curitiba, regarding their training to the pedagogical work within theprovisions set forth for this type of institution. And this content is gradually passed along the school year teachers through theoretical studies and exhibition in regard to new practices that seek to improve the quality of work in this type of institution.Understanding the importance of these institutions in kindergarten is that the study was conducted, with the methodology used qualitative character, for work with data collection and researched information in a CIS conveniado. Using as search criteriathe documents relating to the Municipality of Curitiba legislation, and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, the National Curriculum Reference for Early Childhood Education, the conveniado CIS Law, the Law of Guidelines and Bases of National Education, the National Curriculum Guidelines forthe Pedagogy Course and the Pedagogical Political Project of CIS special agreement. And as a theoretical basis for the study were used the authors Paulo Freire, Miguel Arroyo, Selma Pimenta and Lev Vygotsky. It is understood that the process of ongoing education is a major challenge for all who work in education,since constantly rebuild personal and professional identity of teachers is not easy, but it is truly fulfilling.
Collections
- Pedagogia [406]