Meio ambiente, educação ambiental e avaliação educacional em larga escala : uma análise das questões do ENEM entre os anos de 2009 e 2014
Visualizar/ Abrir
Data
2015Autor
Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Considerando a educação ambiental como um campo caracterizado por abordagens concorrentes, analisa o conteúdo de uma avaliação educacional em larga escala com o objetivo de verificar qual dessas abordagens é predominante. Através de revisão bibliográfica, caracteriza as diferentes perspectivas de educação ambiental, distinguindo-as entre conservacionistas e socioambientais. Constatando a hegemonia da abordagem conservacionista no campo da educação ambiental, procura identificar os sentidos mobilizados por essa abordagem através de um levantamento de 131 questões retiradas do Exame Nacional do Ensino Médio entre os anos de 2009 e 2014. Dado o papel estratégico que vem sendo atribuído a esse exame no sistema educacional brasileiro, parte-se do pressuposto que, refletindo a abordagem conservacionista de educação ambiental, ele contribui para a consolidação da sua posição hegemônica dentro do campo. Resumen : Considerando la educación ambiental como un campo caracterizado por abordajes concurrentes, analiza el contenido de una evaluación educativa en larga escala objetivando verificar cuál de ellas es la predominante. Por intermedio de revisión bibliográfica, caracteriza las diferentes perspectivas de educación ambiental, distingui éndolas entre conservacionistas y socio ambientales. Constatando la hegemonía del abordaje conservacionista en el campo de la educación ambiental, busca identificar los sentidos movilizados por ese abordaje a través de un levantamiento de 131 cuestiones extraídas del Exame Nacional do Ensino Médio entre los años 2009 y 2014. Dado el papel estratégico atribuido a ese examen en el sistema educativo brasileño, se parte del presupuesto de que, reflexionando sobre el abordaje conservacionista de educación ambiental, contribuye a la consolidación de su posición hegemónica dentro del campo.
Collections
- Pedagogia [406]