Percepção dos sujeitos da prática pedagógica escolar sobre as avaliações externas : um estudo de caso
Abstract
Resumo : O presente trabalho discute as percepções e os questionamentos levantados em pesquisas sobre as avaliações em larga escala no país. E de que maneira os sujeitos da ação pedagógica estabelecem suas práticas em relação às avaliações externas vivenciadas nas escolas. O referencial teórico construído aborda o processo de consolidação do sistema nacional de avaliação externa no Brasil, à luz de reflexões sobre estudos que analisam a cultura de avaliação em larga escala. (CHIRINÉA; BRANDÃO, 2015; SOUSA, 2014; SOARES, 2009; BONAMINO; SOUSA, 2012; BONAMINO; FRANCO, 1999; GATTI, 1994) Apresenta também análises sobre as formas de divulgação dos resultados das avaliações externas, incluindo um estudo sobre as escalas de proficiência e suas possíveis interpretações. Este trabalho debruçou-se ainda sobre a construção de um levantamento sobre pesquisas que procuraram analisar a divulgação e a compreensão dos profissionais da educação básica em relação aos resultados das avaliações externas. (ANADON; GARCIA, 2015; FONTANIVE, 2013; INEP, 2013; SOARES, 2009; ALVES, FRANCO, 2008) A pesquisa de campo deu-se por um Estudo de Caso realizado em uma escola pública de ensino fundamental da rede Municipal de Curitiba, no ano de 2015. Foram realizadas entrevistas com cinco professores que atuam junto às turmas de 9a ano do Ensino Fundamental, em diferentes áreas de conhecimento, uma pedagoga e a diretora da instituição. Foram selecionados profissionais que trabalham com uma das séries cujos estudantes matriculados realizam a Prova Brasil, avaliação escolhida como principal instrumento da discussão. Com as entrevistas pode-se compreender e analisar os relatos trazidos por estes sujeitos da prática pedagógica, fazendo com que novas hipóteses surgissem e que algumas percepções abordadas neste trabalho fossem observadas dentro da escola.
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- Pedagogia [189]